Moradores da Alta de Coimbra pedem melhor funcionamento do “pantufinhas”

Linha do mini-autocarro que serve essencialmente população idosa tem circulação irregular. Autarquia diz que o problema está nas baterias.

Foto
Sérgio Azenha

Os moradores da Alta de Coimbra foram à câmara pedir a normalização da circulação dos mini-autocarros da linha azul, bem como o alargamento do horário. Os veículos eléctricos dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) que circulam na linha azul, conhecidos popularmente como “pantufinhas”, têm estado fora de serviço e o horário de funcionamento, diz a população, é insuficiente.

Na reunião do executivo camarário, Abilino da Costa, residente na rua Corpo de Deus, foi a voz do descontentamento do grupo de cerca de 15 moradores que marcou presença na sede do município.

“Os utentes daquela linha têm mais de 70 anos. Estas pessoas têm certa dificuldade em chegar à sua casa”, disse o munícipe, que apontou também para o facto de haver viaturas que “nem sempre funcionam”. “Na semana passada funcionou um dia. Há duas semanas não funcionou dia nenhum”, lamentou.

Outra das críticas dos moradores prende-se com o horário, sendo que o último mini-autocarro sai do largo da Portagem às 18h10 e da Sé Velha às 18h25. Este limite, alegam, não serve as necessidades da população. Abilino da Costa sublinhou ainda que ao sábado a linha apenas funciona de manhã e que ao domingo não há autocarros. 

Os autocarros eléctricos da linha azul circulam entre a Portagem e a rua da Alegria, passando por pontos como a Praça 8 de Maio, a Faculdade de Psicologia, a Sé Velha e o antigo edifício do Governo Civil e servem essencialmente a população envelhecida daquela zona da cidade. Os moradores da zona querem a melhoria dos horários e da frequência daquela linha dos SMTUC.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, justificou as avarias nos “pantufinhas” com problemas nas baterias. “São três viaturas que fazem o percurso. Por azar, avariaram todas ao mesmo tempo”, informou o autarca, referindo que a sua substituição não é imediata porque “as baterias têm que ser importadas”.

Já a vice-presidente da autarquia, Rosa Reis Marques, que é também presidente do conselho de administração dos SMTUC, fez saber que um dos veículos vai receber esta semana novas baterias e que o terceiro aguarda ainda que estas cheguem.

As baterias terão mais autonomia, disse a responsável. Os equipamentos a ser instalados vêm possibilitar “mais tempo de circulação” dos mini-autocarros, que actualmente precisam de “parar à hora de almoço para recarregar”. “Esperamos que estas novas baterias nos permitam prolongar o horário, pelo menos até perto das 20h”, disse Rosa Reis Marques.

Uma das soluções temporárias para as avarias, mencionou o morador, poderia passar pela utilização das viaturas adquiridas pela câmara para fazer a ligação entre a Alta e a Baixa da cidade através do Jardim Botânico. A ligação, apresentada há quase dois anos, nunca entrou em funcionamento devido a “detalhes arqueológicos”, mas há dois autocarros de dimensão reduzida que foram adquiridos pelos SMTUC. No entanto, a vice-presidente referiu que estes autocarros recentemente adquiridos não têm piso rebaixado e avançou que, “até ao final do mês” o percurso do Botânico deve estar aberto à circulação.

No final da discussão sobre a questão da linha azul, os moradores deixaram apressadamente a sala de sessões do município. Eram quase 18h10 e o último “pantufas” do dia estava para passar.

Sugerir correcção
Comentar