Na Wikipedia, discute-se o sexo do Garfield

O debate entre os editores da enciclopédia colaborativa esteve ao rubro e foi preciso uma “autoridade” para pôr termo à discussão sobre o sexo dos anjos - ou melhor, do Garfield.

Foto
Em 2018, a personagem preguiçosa e sarcástica que adora lasanha e odeia segundas-feiras completa 40 anos DR

Garfield, o gato, é um rapaz ou rapariga? Um aceso debate na Wikipédia sobre o género da popular personagem de banda desenhada obrigou o autor Jim Davis a dar a última palavra - e a esclarecer que Garfield é mesmo um menino.

A discussão surgiu depois de Virgil Texas, que escreve textos satíricos para vários jornais, ter defendido a retirada da menção ao género da mascote, chamando a atenção para um excerto de uma entrevista de Davis ao site Mental Floss, em 2014, onde o autor afirma: “Por ser um gato, ele não é na verdade macho nem fêmea, nem de nenhuma raça ou nacionalidade em particular, novo ou velho. Isso dá-me mais liberdade para o humor das situações”.

Virgil publicou uma imagem com a citação no Twitter, anunciando em seguida que tinha alterado a entrada na Wikipedia para "reflectir este facto".

Eis que se iniciou uma “batalha” de edição da página da personagem na Wikipedia, durante a qual a comunidade de editores debateu acesamente as informações de diversas fontes sobre o género da personagem preguiçosa e sarcástica, que adora lasanha e odeia segundas-feiras.

“Todas as personagens (incluindo o próprio Garfield!) referem-se constantemente ao Garfield como macho sem ambiguidades, e sempre usando pronomes masculinos", escreveu um dos editores na página de discussão, listando mais de 30 tiras da banda desenhada, que completa 40 anos em 2018, para provar o seu argumento.

No final de Fevereiro, a página teve mesmo que bloquear novas edições, ao fim de 60 horas de alterações constantes.

Eis, então, que Jim Davis deu ao Washington Post a resposta definitiva, no final da semana passada: “O Garfield é macho. Ele tem uma namorada, a Arlene”.

E assim ficou escrito na pedra que o Garfield é mesmo um rapaz - e mais ninguém pode trocar o sexo do "anjo" na Wikipedia.

Sugerir correcção
Comentar