Daney teórico

Quase um quarto de século após a sua morte, textos de Serge Daney são traduzidos para português pela primeira vez de uma forma consistente e reunidos num livro que lhe é inteiramente dedicado.

Foto
A imoralidade do travelling de Kapò transformar-se-ia num axioma para o resto da vida de Daney

Nos últimos tempos, têm sido colmatadas várias falhas na edição sobre cinema em Portugal. Ainda no ano passado foi publicado Como Ver Um Filme do prolífero e respeitado David Thomson - uma obra menor, simplificação das suas preocupações e obsessões, que vale sobretudo por ter sido a primeira do autor anglo-americano a sair no nosso país. Agora chegou a altura de corrigir uma omissão provavelmente mais escandalosa. Quase um quarto de século após a sua morte, textos de Serge Daney são traduzidos para português pela primeira vez de uma forma consistente e reunidos num livro inteiramente dedicado a si. O Cinema Que Faz Escrever, para mais, é uma compilação inédita, no sentido em que não segue qualquer edição estrangeira, coligindo escritos dispersos em diversas publicações.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar