Filme português Estilhaços premiado em Festival de Animação de Bruxelas

Entre a ficção e o documentário, o filme cruza duas perspectivas sobre a Guerra Colonial: a do pai, que a viveu, e a do filho, que cresceu a construir uma memória da guerra.

Foto
Estilhaços, um filme sobre a Guerra Colonial DR Praça Filmes

O filme Estilhaços, do cineasta português José Miguel Ribeiro, recebeu este domingo o prémio da imprensa para Melhor Curta-Metragem no Anima - Festival de Cinema de Animação de Bruxelas.

Sobre a Guerra Colonial e os efeitos do stress pós-traumático em contexto familiar, o filme foi o único português seleccionado para a competição internacional do festival belga, que terminou este domingo com o anúncio dos premiados.

Combinando imagem real, desenho animado e stop-motion, uma mistura justificada pela narrativa, Estilhaços centra-se na relação entre um pai e um filho.

Entre a ficção e o documentário, o filme cruza duas perspectivas sobre a guerra: a do pai, que a viveu, e a do filho, que cresceu a construir uma memória da guerra a partir dos relatos do progenitor. "Este e´ um filme sobre a forma como a Guerra se instala no corpo das pessoas que a vivem olhos nos olhos. E, depois, a milhares de quilo´metros e dezenas de anos decorridos, contamina, como um vi´rus, outros seres humanos", descreve a sinopse.

Estreado no verão de 2016 no Festival de Locarno, o filme de animação de José Miguel Ribeiro foi também premiado em Portugal - no Cinanima e nos Caminhos do Cinema Português - e no Festival Internacional de Clermont-Ferrand, um dos mais importantes dedicados à curta-metragem, na categoria de Melhor Documentário.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários