Os programas dos candidatos comparados

Descubra semelhanças e diferenças entre o que cada um dos pretendentes ao cargo de presidente do Sporting propõe.

Foto
O Sporting vai a votos neste sábado Rui Gaudêncio

O PÚBLICO olhou para os programas eleitorais dos dois candidatos às eleições do Sporting, seleccionou os principais temas e comparou o que cada um diz.

Futebol

O presidente do clube terá a liderança directa do futebol e da Academia. (Pedro Madeira Rodrigues)

O presidente do clube terá a liderança directa do futebol e da Academia. (Bruno de Carvalho)

Treinador

Despedimento de Jorge Jesus e contratação do espanhol Juande Ramos. (Pedro Madeira Rodrigues)

Manutenção da aposta em Jorge Jesus. (Bruno de Carvalho)

Funcionamento

O presidente da SAD trabalhar com um director desportivo ou coordenador para o futebol (Lazslo Bölöni) para a planificação da temporada, com grande sintonia com o treinador principal. A este núcleo central, estarão ainda ligados um director para a gestão de activos (Ricardo Pina Cabral) e um team manager (Delfim), que funcionará junto do plantel. (Pedro Madeira Rodrigues)

A administração da SAD irá implementar as políticas estratégicas para o futebol, nomeadamente a definição da época desportiva, com o apoio do treinador da equipa principal; a coordenação do trabalho entre a formação e a equipa principal; o estabelecimento de protocolos de cooperação com outros clubes e entidades e das contratações, sempre com o acompanhamento do treinador da equipa principal e com o apoio do departamento de scouting. (Bruno de Carvalho)

Formação

Reforço da aposta na formação de jogadores, como “motor do desenvolvimento estruturante do clube”. (Pedro Madeira Rodrigues)

Continuação deste aposta como aposta base da política desportiva e reforço do scouting nacional e internacional para a captação de talentos para a Academia. (Bruno de Carvalho)

Equipa B

É para manter e será fundamental para fazer a transição entre juniores e a equipa principal. (Pedro Madeira Rodrigues)

Aposta para manter, numa lógica de formação de atletas e jovens talentos como última base do processo de formação. Mas, futuramente, a partir do final da temporada 2017-18, poderá ser encarada a hipótese de substituir a equipa B por clubes satélites. (Bruno de Carvalho)

Naming

Venda a curto prazo dos direitos de “naming” do Estádio José Alvalade, Academia e Pavilhão João Rocha. (Pedro Madeira Rodrigues)

Venda a longo prazo dos direitos de “naming” do Estádio José Alvalade, Multidesportivo, Academia e Pavilhão João Rocha, com consulta antecipada aos sócios, em assembleia-geral. (Bruno de Carvalho)

SAD

Garantir que o clube mantenha a maioria do capital da SAD, encontrando forma de disponibilizar 67,5 milhões de euros para adquirir dos VMOCs [Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis, neste caso em acções da SAD], que estão na posse da banca, até à sua maturidade, em 2026. (Pedro Madeira Rodrigues)

Potenciar as operações que permitam a capacidade de manutenção do controlo do capital da SAD pelo clube. Aumento consistente dos saldos das contas reserva que permitirão a aquisição futura das VMOCs necessárias à manutenção desse controlo. (Bruno de Carvalho)

Modalidades

Estudar o regresso do basquetebol, numa perspectiva sustentada, com o objectivo de competir no escalão mais elevado. Em paralelo, negociar um protocolo de colaboração com os Boston Celtics (NBA). (Pedro Madeira Rodrigues)

Reforço do apoio financeiro, através da angariação de novos sponsors e, sobretudo, pelo acréscimo do número de associados. Análise e avaliação da viabilidade de novos projectos desportivos, como, por exemplo, o voleibol. (Bruno de Carvalho)

Sugerir correcção
Comentar