Queres adoptar um animal? Este site ajuda-te

Eu Adoto é nome da nova plataforma, que junta cães e gatos de associações de protecção animal à procura de uma família

Foto
Pixabay

Uma nova plataforma de adopção de animais de companhia quer fazer a ligação entre as associações e as pessoas que querem adoptar um cão ou um gato. A Eu Adoto foi apresentada esta quinta-feira, 2 de Março, na Casa do Gil, e a ideia é promover uma adopção responsável e ajustada às necessidades de quem adopta e do animal adoptado. Para já, a plataforma está a operar apenas com uma associação — a SOS Rafeiros da Amadora —, mas o objectivo é aumentar o número de parceiros.

O presidente executivo da Medicare — que criou a Eu Adotono âmbito do Plano de Saúde Vetecare —, David Legrant, explicou ao P3 que o processo de adopção é fácil mas envolve sempre uma ida a uma clínica parceira da Vetecare: “O primeiro contacto é importante para o animal se habituar a quem o adopta.”

Ao aceder à plataforma, o utilizador pode consultar a lista de animais para adopção e fazer uma pré-selecção: cão ou gato, macho ou fêma, de pequeno ou grande porte. Cada animal tem uma página de perfil, com fotografia, nome e uma pequena descrição.

Segundo David Legrant, o objectivo é "ter um protocolo com todas as associações e abrigos que tenham salvaguardados os procedimentos essenciais". As instituições interessadas devem inscrever-se no site e aguardar a validação; depois podem inserir e editar os dados de todos os animais disponíveis para adopção

Apesar de o objectivo principal ser a adopção responsável de animais, a Eu Adoto tem também uma secção de voluntariado, que pode ser feito em duas grandes áreas: gestão técnica e administrativa do site e gestão de parcerias.

Em Junho de 2016, o parlamento aprovou, por unanimidade, o fim do abate de animais errantes por motivos de sobrelotação nos espaços de acolhimento. A lei, que deve ser implementada até Junho de 2018, define que, ao fim de 15 dias num centro de acolhimento, o animal por reclamar deve ser obrigatoriamente esterilizado.

Sugerir correcção
Comentar