Câmara de Leiria vai reunir-se com APA para encontrar soluções para a Praia do Pedrógão

Marginal precisa de obras depois da forte agitação marítima dos últimos dias

Foto
Paulo Pimenta

O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, anunciou nesta sexta-feira que vai reunir com um representante da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) com vista a encontrar soluções para os danos provocados pelo mar na Praia do Pedrógão.

A forte ondulação e agitação marítima que se fez sentir nos últimos dias arrancou algumas pedras de grande dimensão que faziam o suporte do leito da ribeira junto à rotunda de acesso ao Casal Ventoso, na Praia do Pedrógão, concelho de Leiria.

Ao longo da marginal foi visível a areia da praia que foi transportada para os passeios e estrada até à zona norte da praia.

Durante a reunião de câmara de hoje, o vereador do PSD Álvaro Madureira questionou a autarquia sobre quais as intervenções previstas para "minorar os estragos" na Praia do Pedrógão, "tendo em conta as últimas intempéries".

Raul Castro (PS) revelou que se irá reunir com um representante da APA, "entidade que superintende aquele território", na próxima segunda-feira, para encontrar uma solução para os estragos.

"Iremos ver qual a melhor solução para o acondicionamento das pedras junto ao ribeiro e avaliar o enrocamento da praia a sul, onde parece ter havido também alguma abertura e deslocamento de pedras", acrescentou o autarca, realçando que só segunda-feira ficará a conhecer a "intervenção a fazer".

Na reunião desta sexta-feira, os vereadores do PSD votaram ainda contra a concessão do Parque de Campismo da Praia do Pedrógão a privados, entendendo que deveria ser a câmara a ter essa responsabilidade.

O vereador do PS, Gonçalo Lopes, explicou que a concessão "resulta da experiência dos últimos dois anos, que teve uma avaliação positiva".

"Sendo uma infra-estrutura turística tem de estar muito associada àquilo que são as valências do turismo e não é fácil para o município gerir uma infra-estrutura destas, tendo em conta as indicações que a administração pública apresenta na gestão corrente do espaço", explicou.

Sugerir correcção
Comentar