Paisagem de Klimt bate recorde em leilão em Londres

Bauerngärten, uma tela de 1907, foi vendida na Sotheby’s por 56 milhões de euros.

Foto
Bauerngärten foi vendido por 48 milhões de libras Peter Nicholls/ REUTERS

Está ainda longe das muitas dezenas de milhões atingidas pelas duas versões do Retrato de Adele Bloch-Bauer (1907 e 1912), mas mesmo assim a paisagem de Gustav Klimt (1862-1918) vendida em leilão na última quarta-feira rendeu um valor recorde para este género de obras, e para quadros transaccionados em leilão na Europa.

Bauerngärten (que se poderá traduzir por Paisagem campestre), uma obra de 1907, foi vendida num leilão de arte impressionista, moderna e surrealista da Sotheby’s por 48 milhões de libras (56 milhões de euros), atingindo, como se esperava, a soma mais alta da sessão.

Bauerngärten representa numa tela quadrada uma espécie de festim primaveril numa pirâmide de flores – papoilas, margaridas, zínias e rosas –, e é um exemplar da fase mais criativa do artista austríaco. É também “uma das mais belas obras do artista jamais postas à venda em leilão”, diz a Sotheby’s no comunicado em que anuncia os resultados da sessão, que rendeu perto de 229 milhões de euros – e que a leiloeira diz ser também uma soma recorde em leilões realizados em Londres.

“O resultado extraordinário desta noite é tanto uma nova referência para as vendas de Londres como é um testemunho da dinâmica que atravessa o mercado global da arte em 2017”, diz no comunicado Helena Newman, presidente da Sotheby’s-Europa, realçando também o importante papel desempenhado nesta situação pelos compradores e coleccionadores asiáticos.

A tela de Klimt tornou-se na pintura paisagística do artista austríaco vendida pelo valor mais alto num leilão na Europa, e a terceira mais cara do género, a seguir – diz a Reuters – a L"Homme Qui Marche I (O Homem Que Caminha I, 1960), do pintor e escultor suíço Alberto Giacometti (1901-1966), vendido por 65 milhões de libras em 2010, e a O massacre dos inocentes (1636-38), de Peter-Paul Rubens (1577-1640), que em 2002 foi transaccionado por 49,5 milhões de libras.

Bauerngärten pertencia a um coleccionador privado, não identificado, que em 1994 o tinha comprado por 6,8 milhões de euros num leilão da Christie’s, também em Londres. Recentemente, o quadro tinha sido exibido em público na Royal Academy of Arts da capital britânica, no âmbito da exposição Painting the Modern Garden.

 

 

Sugerir correcção
Comentar