Responsável pela contagem de votos nos Óscares pede desculpa pela troca de envelopes

A empresa PwC emitiu um comunicado a pedir desculpa pelo erro.

Foto
Reuters/LUCY NICHOLSON

A PriceWaterhouseCoopers (PwC), empresa responsável pela contagem dos votos que anualmente elegem os vencedores das estatuetas dos Óscares, já pediu desculpa pela troca de envelopes que levou ao anúncio (errado) de La La Land como Melhor Filme. O vencedor era Moonlight.

“Pedimos as mais sinceras desculpas a Moonlight, La La Land, Warren Beatty, Faye Dunaway e aos espectadores dos Óscares pelo erro que foi feito durante o anúncio do prémio de Melhor Filme. Os apresentadores foram induzidos em erro com o envelope de categoria errado", justifica a empresa.

i-video

Na nota partilhada no Twitter, a PwC ressalva que o erro foi “imediatamente corrigido” e acrescenta que está a investigar o caso. Em 2016, a empresa contava numa entrevista à ABC que tinha sempre duas cópias dos envelopes, o que poderá ter originado a confusão nos bastidores.

Na mesma comunicação elogia a postura dos nomeados e de Jimmy Kimmel, o apresentador que conduziu a cerimónia, pela forma como lidaram com o insólito caso.

No momento em que abriu o envelope, Warren Beatty percebeu que algo estava errado e procurou por outro cartão, hesitante. "E o Óscar para Melhor Filme... vai para....", começou, sem conseguir terminar a frase. O que muitos interpretaram como suspense, era na realidade Beatty a tentar perceber porque lia "Emma Stone - La La Land", quando o Melhor Filme é habitualmente acompanhado do nome dos produtores. Tratava-se não do envelope com o nome do vencedor do Melhor Filme, mas sim do cartão correspondente ao prémio de Melhor Actriz Principal, atribuído momentos antes à protagonista de La La Land. Faye Dunaway não percebeu, avançou e anunciou o filme de Damien Chazelle como o vencedor. Os produtores e elenco do filme ainda subiram ao palco e até houve tempo para agradecimentos.

Atrás dele, Brian Cullinan e Martha Ruiz, responsáveis e representantes da PwC que transportaram a mala com os resultados para o Dolby Theater, examinavam os envelopes e confirmavam o erro. Foi com um Óscar na mão que o produtor Jordan Horowitz corrigiu a troca e anunciou que o vencedor era Moonlight. "Isto não é uma brincadeira, vocês ganharam o Melhor Filme. Moonlight: Melhor Filme", repetiu.

Jimmy Kimmel, o apresentador desta edição, lamentou a "infelicidade" do erro e tentou aliviar o momento. "Pessoalmente, culpo Steve Harvey pelo que aconteceu", referindo-se ao insólito momento em Dezembro de 2015, onde a coroa de Miss Universo foi atribuída por engano à segunda classificada. "Porque não podemos dar a todos uma série de Óscares?", brincou.

O elogio a Moonlight voltava então pela voz do produtor de La La Land, que ainda assim levou para casa seis estatuetas. Beatty tentou explicar então por que razão hesitou em anunciar o vencedor, garantindo que não estava a tentar ser engraçado. 

"Tenho de dizer isto, e é sincero: estivemos na estrada com este pessoal durante tanto tempo. [A sua reacção] Foi um momento tão gracioso e generoso da parte deles", elogiou Barry Jenkins, realizador de Moonlight. "Não consigo imaginar estar na posição deles e ter de fazer aquilo", acrescentou. No Twitter, repetiu o elogio.

Já na zona de entrevistas, Emma Stone defendeu-se do momento, ressalvando que durante todo o tempo esteve com o envelope de "Melhor Actriz Principal" na mão, pelo que não era o dela que tinha originado a confusão. "Não sei o que aconteceu", justificou. "É claro que foi maravilhoso ouvir La La Land, todos teríamos adorado vencer o Melhor Filme. Mas estamos todos contentes por Moonlight. Acho que é um dos melhores filmes de sempre", elogiou a actriz premiada pela Academia.

Foi também nos bastidores que o realizador sublinhou a atitude de Warren Beatty, que recusou mostrar o cartão a alguém antes de o mostrar a Jenkins. 

Sugerir correcção
Ler 13 comentários