Smartphotography - A Revolução da fotografia móvel

O desenvolvimento da tecnologia tem evoluído de modo a possibilitar à sociedade, em geral, smartphones com câmaras fotográficas capazes de alcançar os equipamentos de fotografia profissional.

Foto

Tirar fotografias incríveis já não é apenas uma tarefa dos profissionais fotográficos. Hoje, existem smartphones que possuem câmaras altamente desenvolvidas para que o utilizador também tenha uma óptima experiência com a fotografia. A união do telemóvel com a fotografia proporcionou uma boa relação custo/benefício, os dispositivos estão mais acessíveis e apresentam funções que permitem belas imagens.

Os números impressionam: Em Portugal, são já, mais de cinco milhões de utilizadores de smartphones, o que representa cerca de 60% da população portuguesa com mais de dez anos.

No sector das câmaras digitais convencionais, a taxa de inovação tem diminuído consideravelmente nos últimos anos. Em contraste com esta realidade, a indústria dos smartphones tem sido a principal força motriz da inovação no sector da imagem.

A fotografia está a viver um momento único, quase tão importante como foi o seu próprio aparecimento. É quase um renascimento da arte para todos, possibilitando um movimento democrático e inclusivo - Fotografar com o telemóvel é tão comum quanto efectuar uma chamada telefónica.

Outra grande vantagem, está relacionada com a ocasião – fotografar significa captar o momento em forma de imagem. E muitas vezes, os momentos dignos de registo surgem quando menos se espera. A vantagem, é sem dúvida ter o telemóvel no bolso ou por perto. A fotografia móvel é uma realidade. No que respeita à qualidade, existem smartphones que facilitam, na hora de apontar e disparar, obter fotos incríveis, primeiro é necessário que tenha bons recursos, como sensores de luminosidade, flash e lentes tecnologicamente avançadas, entre outros. Um bom exemplo, é sem dúvida o novo Huawei P9, um equipamento de topo e, ao mesmo tempo, acessível. É apelidado de smartphone fotográfico, graças à sua câmara dupla, com duas lentes traseiras desenvolvidas pela icónica Leica. 

O Huawei P9 traz o melhor do hardware e do sofware, mas a grande capacidade de imagem reside na dupla-câmara, foi desenhada para libertar a capacidade das lentes Leica, reconhecidas pela sua precisão. Estas duas câmaras trabalham em conjunto com os dois sensores, RGB e monocromático, conseguindo gerar imagens com mais 90% de detalhe.

Este equipamento é considerado tão evoluído fotograficamente, que a própria Huawei lançou a iniciativa, Don’t Snap, Shoot - onde amantes de fotografia foram desafiados a elevarem esta  arte a outro nível através dos seus smartphones. Entre os nove finalistas, um deles é português. Cada um ganhou uma viagem de dez dias a Pequim e Shenzhen, na China, para prosseguirem até à final que dará ao vencedor a oportunidade de ver as suas fotografias publicadas com destaque. A fotografia vencedora será escolhida, a três de Março deste ano, de entre os vários trabalhos dos finalistas capturados na China.

Outra característica de nível profissional, incide na capacidade de fotografar em modo RAW. Ou seja - poderemos fazer uma comparação simples - um ficheiro RAW é como se fosse o negativo das câmaras fotográficas analógicas. Mantém todas as informações de cada disparo, e desta forma, permite a liberdade de processar e interpretar à maneira de cada utilizador, enquanto o formato JPG é interpretado de uma forma automática e comprime tudo num ficheiro mais pequeno.

Além de tudo isto, tem um ecrã de 5,2 polegadas full HD, vem equipado com o novo Android Marshmallow 6.0. A bateria de 3,000 mAh de alta densidade promete uma boa experiência de mobilidade e autonomia. Construído em metal, pesando apenas 144g, oferece uma sensação de conforto, assim como, de robustez. O Huawei P9 é o primeiro smartphone com uma antena tripla virtual para disponibilizar máxima conectividade.