Detido filho do sequestrador de Grândola

O jovem terá ajudado o pai, ex-companheiro da vítima, no sequestro da mulher de 37 anos, no início de Janeiro.

Foto
No início deste ano, depois de vários dias desaparecida, a vítima de 37 anos foi encontrada quando o ex-companheiro a tentava asfixiar Fabio Augusto

A Polícia Judiciária anunciou esta quarta-feira a detenção do filho da mulher que havia sido sequestrada em Grândola, no início de Janeiro.

O jovem de 18 anos terá ajudado o pai, ex-companheiro da vítima, no sequestro da mulher de 37 anos, sendo detido “pela presumível prática de um crime de sequestro agravado”, refere o Departamento de Investigação Criminal de Setúbal em comunicado.

No início deste ano, alguns dias depois de ter sido dada como desaparecida, a vítima foi encontrada quando o ex-companheiro “a tentava asfixiar, após vários dias de privação da liberdade, acompanhada das práticas repetidas dos crimes de violação e de ofensas à integridade física”.

Segundo revelou à agência Lusa o director da Polícia Judiciária de Setúbal, Vítor Paiva, o jovem, de 18 anos, terá atravessado um reboque à frente da viatura onde seguia a vítima, ajudando o pai a concretizar o crime de sequestro da ex-companheira, residente em Azinheira de Barros, no concelho de Grândola.

Vítor Paiva disse ainda que, além da prática deste crime, o jovem detido terá também participado no furto de uma viatura, que depois foi utilizada pelo pai durante vários dias, no período em manteve a ex-companheira sob sequestro e a sujeitou a vários crimes de violação e ofensas à integridade física.

"A prática deste crime vai muito além da protecção que a lei confere aos familiares dos arguidos. Neste caso, houve um acção concertada do jovem com o pai, para a prática de diversos crimes", acrescentou o responsável da PJ de Setúbal, convicto de que o jovem teria continuado a ajudar o progenitor se não tivesse ocorrido a intervenção policial que permitiu resgatar a vítima.

O filho do suspeito já tinha sido ouvido pelas autoridades em Janeiro, já que teria contactado com o pai nestes dias. Vítor Paiva justificou a demora na detenção do jovem com o trabalho de investigação que foi necessário desenvolver, posteriormente, e lembrou que na altura em que correu a detenção do principal arguido no processo, a "prioridade era resgatar a vítima com vida".

A PJ comunicou ainda que o jovem será presente às autoridades esta quarta-feira para aplicação de eventuais medidas de coacção.

O pai do jovem, que está acusado dos crimes de tentativa de homicídio qualificado, sequestro agravado e violência doméstica, está a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Sugerir correcção
Comentar