Transformação digital

Um passo determinante para a competitividade do seu negócio

Foto

O conceito cloud computing representa uma melhoria significativa na gestão de qualquer organização e apresenta-se cada vez mais abrangente, não se trata apenas de armazenamento e bases de dados, mas sim, olhar para as soluções corporativas como um todo. A transformação digital para as empresas é a principal alavanca para o aumento da produtividade.

A transformação digital passou a estar na ordem do dia para as organizações, é um tema incontornável na realidade empresarial de hoje e do futuro.

À primeira vista, a digitalização das empresas parece significar a eliminação da utilização do papel, mas é algo muito mais importante do que isso: a transformação digital abrange, na totalidade, o processo de adaptação de uma empresa ao universo digital.

Num estudo global, divulgado pela IDG Research Service, ficou demonstrado que 73% dos decisores e gestores de TI, resistem à inovação, por estar relacionado com a mentalidade conservadora e a cultura das organizações. Embora também considerem que a transformação digital é importante ao condicionar os seus negócios. É, portanto, necessário estimular e promover um novo paradigma de liderança, que não se limite apenas a reconhecer esta importância, mas que se assuma como factor decisivo da estratégia de crescimento.

Está na hora de abraçar de vez as novas tecnologias e encarar de frente esta transformação, caso contrário o destino mais provável será o seu desaparecimento do mercado. Deveremos olhar para esta revolução digital, não como um factor de sobrevivência, mas sim de crescimento.

As organizações deverão tirar partido das profundas alterações sociais e tecnológicas (informação em tempo real, mobilidade, cloud computing, ou big data), para as novas formas de conectividade B2B.

A nuvem é o ponto de partida para esta transformação e aproveitar as vantagens deste modelo de mobilidade com um baixo nível de investimento. Para o cloud computing é comum pensar-se que a redução de custos seja o principal motivo, no entanto, existem outros benefícios, e estão relacionados com outros factores: competitividade; agilidade nos processos; crescimento de receitas; aumento da produtividade; eficiência operacional.

Voltando aos números - aproximadamente 60% das empresas revelam ter conhecimento destas características críticas do universo digital, mas não sabem onde encontrar quem as implemente. A Rumos poderá ajudar. É composta por todo o potencial das soluções de produtividade e colaboração, com destaque para as existentes no Microsoft Azure, disponibilizadas à medida das reais necessidades de cada negócio, com uma relação equilibrada e célere entre a adoção da tecnologia, o seu consumo eficiente e a consequente optimização de custos. O Azure oferece às organizações a capacidade de integração em qualquer ambiente TI, executar cargas de trabalho de larga escala na cloud, armazenar e proteger os dados críticos, ligar dispositivos a pessoas (IoT) e vice-versa, a possibilidade de as organizações criarem app e websites dimensionáveis, aplicações disponíveis em qualquer local, recursos de visualização e de processamento de dados, e a composição e orquestração de serviços de dados, de acordo com a sua dimensão e complexidade.

A Rumos, enquanto Cloud Solution Provider Microsoft, poderá apoiar a sua organização a tornar-se cada vez mais eficiente. Um potencial parceiro para as empresas que querem fazer mais com menos.

Um aspecto importante que deverá ter em atenção - Alguns provedores de nuvem exigem que as empresas escolham entre o data center e a cloud, em vez de integrar com o ambiente de TI já existente.

É possível consultar na informação detalhada aqui - o modelo que tem atraído as empresas para a transformação digital.