Telefone de Adolf Hitler vai ser leiloado domingo

O objecto, coberto de tinta vermelha, foi oferecido pelos russos a um brigadeiro britânico que o teve a uso na sua casa. O filho pô-lo à venda - pode conseguir entre 180 e 280 mil euros por ele.

Foto
EPA

O telefone de Adolf Hitler, que o ditador nazi usou para dar as suas ordens nos dois últimos anos da II Guerra Mundial, vai ser vendido em leilão no domingo. A casa Alexander Historical Auctions espera conseguir entre 200 mil e 300 mil dólares (de 187 mil a 280 mil euros).

Trata-se de um telefone em bakelite, pintado de vermelho, com o nome de Hitler gravado. Foi encontrado no bunker de Berlim em 1945.

Domingo, a leiloeira americana leva à praça mais de mil lotes numa sessão dedicada a objectos militares históricos, entre eles o telefone Siemens com a suástica e o símnolo do III Reich, a águia. Também há medalhas, capacetes, documentos, bandeiras e objectos "pessoais" entre os lotes. O leilão começou este sábado, mas será amanhã o dia em que o telefone vai à praça.

Ao jornal britânico The Guardian, fonte da leiloeira disse que o telefone, que Hitler recebeu da Wehrmacht (o Exército alemão), "é provavelmente a 'arma' mais destruidora de todos os tempos, tendo servido para mandar milhões para a morte".

O telefone, conta o Guardian, foi entregue por militares russos ao brigadeiro Ralph Rayner, que foi um dos primeiros militares britânicos a entrar  no bunker de Hitler (onde se suicidou, quando a derrota se tornou evidente) pouco depois da rendição alemã. Ryner pôs o telefone a uso na sua casa em Ashcombe Tower. É o seu filho, que herdou o objecto, quem o está a vender.

A tinta está a escamar, mostrando a sua cor preta original.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários