Pixar tem curso online (e gratuito) de storytelling

Estúdio de animação norte-americano e Khan Academy juntaram-se para criar uma série de tutoriais sobre animação. “The Art of Storytelling” é o mais recente

Chama-se Pixar in a Box e é uma oportunidade de espreitar os bastidores do trabalho da Pixar — e de aprender com quem lá trabalha. A colaboração entre a Pixar Animation Studios e a Khan Academy, patrocinada pela Disney, disponibiliza online e de forma gratuita um conjunto de aulas sobre animação. O projecto começou em 2015 mas só agora começou a disponibilizar alguns conteúdos dobrados em português (do Brasil). Esta semana, foi lançado o mais recente tutorial: “The Art of Storytelling” (esse, para já, apenas em inglês)

Os vídeos estão disponíveis no site da Khan Academy e num canal de Youtube, onde se podem ver os 12 tutoriais criados até agora e distribuídos por módulos. As aulas começam com testemunhos de realizadores e artistas que contam como entraram no mundo da animação e o que os inspira. Há depois aulas sobre os princípios básicos de animação, a criação de personagens, aspectos técnicos como câmaras virtuais, renderização, efeitos, entre outros.

Como explicam dois trabalhadores da Pixar num vídeo de apresentação, muitos dos conhecimentos utilizados na arte da animação são conteúdos pelos quais todos passamos na escola. Neste curso, dizem, "podes ver como se usam esses conhecimentos para criar coisas fantásticas". Pelas diferentes aulas há exemplos de filmes da Disney: fala-se de Toy Story, Cars, Monstros, Wall-E, Inside Out ou outros. Mesmo para quem não sonha trabalhar em animação, mergulhar neste mundo e conhecer como se fazem estes filmes pode ser apaixonante.

Foto

O curso não fica por aqui: o Pixar in a Box apresenta-se como um projecto plurianual. Os criadores do curso estão já a criar novas aulas "na esperança de publicar novos conteúdos quase todos os meses".

Sugerir correcção
Comentar