A melancolia de Sara Bichão em nova exposição nos EUA

Jovem criadora tem uma nova exposição nos EUA. "Coastal" assinala "o entendimento da artista sobre identidade e viajar"

Foto
Sara Bichão tem 31 anos e vive em Lisboa DR

A artista plástica Sara Bichão tem uma exposição individual, intitulada "Coastal", em exibição na galeria Barbara Davis, em Houston, nos Estados Unidos, até ao dia 11 de Março.

A artista disse à agência Lusa que as peças presentes são "um corpo de trabalho desenvolvido especificamente para a exposição", entre Outubro do ano passado e Janeiro deste ano, e exploram vários materiais e meios. Podem ser vistos três blocos cilíndricos de cimento, pintados pela artista, duas obras feitas de sabão Clarim, duas feitas com tecido pintado, duas esculturas com tecido, madeira e objectos como chumbos de pesca, pedras, brincos, conchas, uma instalação na parede feita de troncos de madeira pintados, e uma série de seis desenhos sobre papel de algodão.

"Estas peças são intencionalmente frágeis, o que lhes dá delicadeza, pontuando a sua presença com as tensões entre matéria, bem como densidades cromáticas que são transversais [ao meu trabalho], explica a artista. O título das obras — Dream" (sonho), "Upon the Stars" (nas estrelas), "Travelling Light" (luz viajante), "Open Lungs" (pulmões abertos) ou "Grace" (graça) — indica uma tensão entre espaço aberto e individual. Sara diz que a exposição, que "junta uma expressão animista com um processo metódico", reflecte preocupações habituais do seu trabalho: "O corpo em si, afeição, natureza e um cenário contemporâneo inevitável."

Foto
Dream Sara Bichão

Na apresentação da exposição, a galeria explica que os trabalhos "assinalam o entendimento da artista sobre identidade e viajar, alternando entre uma visão pessoal e uma abordagem simbólica a cores, formas e significados". "Sara vem de um país banhado pelo mar, onde o sentimento de espera pelo desconhecido (procurando respostas do oceano, chorando um amado à deriva no mar ou rezando por uma grande pescaria) é algo cultural. Ela traz esta melancolia para esta exposição que pretende que uma luz cândida e um movimento subversivo partilhem o espaço", diz a galeria.

Sara Bichão já expôs várias vezes nos EUA, em cidades como Houston, Miami e Nova Iorque. A sua última exposição individual no país foi "Somebody's Address" em 2014 na galeria Rooster, em Nova Iorque. Em 2012, completou uma residência artística na prestigiada Residency Unlimited, na mesma cidade. "[Estar presente nos EUA] acho que dá visibilidade ao trabalho, o que consequentemente possibilita mostrá-lo em mais sítios, e tem um mercado consistente", explicou à Lusa.

Sara Bichão, 31 anos, nasceu em Lisboa, onde actualmente reside. Em 2011, terminou o mestrado em Belas Artes na Universidade de Lisboa. Em 2008 foi vencedora do primeiro prémio de pintura BPI - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e, em 2009, ganhou uma Menção Honrosa no prémio Fidelidade Mundial Jovens Pintores. De Março e Abril o seu trabalho poderá ser visto, como parte da colecção EDP, no Museu de Arte, Arquitectura e Teconologia (MAAT), em Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar