Sotheby's espera vender paisagem de Klimt por 52 milhões de euros

Pintor austríaco pode bater novo recorde com este género de pintura.

Foto
Bauerngarten foi pintada em 1907 pelo pintor austríaco simbolista

Uma notável paisagem de Gustav Klimt, como lhe chama a Sotheby’s, vai ser leiloada em Londres e espera-se novo recorde para este género de pintura do artista austríaco. Bauerngarten, que foi executada em 1907 pelo pintor simbolista, vai à praça por 45 milhões de libras (52,76 milhões de euros), dizem os media britânicos, porque a leiloeira escreve no catálogo que a estimativa só se pode saber sob consulta.

Marcado para 1 de Março, o leilão de arte moderna e impressionista junta obras dos grandes nomes da pintura europeia, como Picasso e Gauguin, mas Klimt é a estrela da noite, notando a leiloeira que a obra está incluída no período mais criativo do artista, entre 1905-1908, como O Beijo e o retrato dourado de Adele Bloch-Bauer. Tal como estas duas últimas obras, a paisagem que vai a leilão tem um formato quadrado sublinhando a inovação em relação ao formato tradicional do género que privilegia a horizontalidade ou a verticalidade, uma opção que Klimt partilha com Claude Monet. O festim primaveril, que se mostra numa composição triangular, espelha a influência de Van Gogh no artista "na dinâmica da pincelada", explica a Sotheby's.

O Art Newspaper diz que a Primavera chegou mais cedo a Londres e que Klimt deverá estabelecer novo recorde em leilão com a venda da paisagem: se este mesmo quadro foi vendido por 6,8 milhões de euros na Christie’s de Londres em 1994, desta vez Bauerngarten deverá ultrapassar a estimativa de venda de 52 milhões de euros, uma vez que a última paisagem do artista a ir à praça atingiu em 2010 mais de 30 milhões de euros (Igreja em Cassone, Paisagem com Ciprestes), o recorde para o género à taxa de conversão da altura.

Esta semana, a estrela de televisão norte-americana Oprah Winfrey vendeu o seu Retrato de Adele Bloch-Bauer II (1912) por 141 milhões de euros a um coleccionador chinês numa transacção privada. Oprah comprou o quadro por 82,7 milhões num leilão da Christie’s em Nova Iorque em 2006. Foi no mesmo ano que Ronald Lauder adquiriu por 135 milhões de dólares (127 milhões de euros à taxa actual) o retrato dourado de Adele Bloch-Bauer a Maria Altmann, sobrinha de Adele, depois de esta ter travado uma longa batalha em tribunal contra o Estado austríaco que tinha ficado com a obra roubada pelo regime nazi à família judia e a exibia num museu público.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários