Morreu Manuela de Azevedo, a primeira jornalista portuguesa

Jornalista e escritora morreu esta sexta-feira no Hospital de São José, em Lisboa. Tinha 105 anos. Era a mais antiga repórter do mundo, diz Museu da Imprensa.

Manuela de Azevedo nos anos 1950
Fotogaleria
Manuela de Azevedo nos anos 1950 DR
Fotogaleria
Manuela de Azevedo foi em 2015 condecorada pelo antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva Colecção do Museu Nacional da Imprensa

Manuela de Azevedo, a primeira mulher com carteira profissional de jornalista, morreu nesta sexta-feira, aos 105 anos, no Hospital de São José, em Lisboa, onde estava internada desde terça-feira, disse o Sindicato dos Jornalistas, em comunicado. Depois da morte da repórter inglesa Clare Hollingworth, a 10 de Janeiro deste ano, Manuela de Azevedo era a repórter mais antiga do mundo, afirmou o Museu da Imprensa.

“Foi uma jornalista pioneira, muito corajosa que fez sempre sempre do jornalismo a verdadeira paixão dela", disse ao PÚBLICO Luís Humberto Marcos, director do Museu Nacional da Imprensa e coordenador de uma galeria virtual de homenagem à jornalista. A história de Manuela de Azevedo ficará marcada pela sua capacidade “de obter alguns furos” e "fazer reportagens fora do que era habitual", afirma. 

Numa mensagem de condolências enviada à família e aos jornalistas portugueses, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirma que Manuela Azevedo foi uma "mulher que fez história quando a sua era uma profissão de homens". 

Nascida a 31 de Agosto de 1911, em Lisboa, mas com os primeiros anos passados em Mangualde e Viseu, Manuela de Azevedo fez carreira em jornais como o Século, República e Diário de Notícias. Filha de um jornalista que foi director do Diário da Beira Alta e correspondente de O Século, Manuela de Azevedo estreou-se no República com um artigo sobre a eutanásia que seria censurado, Matar por piedade, contou em 2013 em entrevista ao Diário de Notícias (DN). Foi no DN que acabaria, aos 85 anos, a sua carreira de seis décadas.

Luís Humberto Marcos lembra que "começou a ser castigada pela censura ainda antes de ser jornalista”, quando o lápis azul passou pelos dois textos que enviou o República: o da eutanásia e um outro a defender a Sociedade das Nações (o museu vai, aliás, publicar o texto sobre a eutanásia).

Sócia mais antiga do Sindicato de Jornalistas, Manuela de Azevedo começou a escrever em 1935. Um dos episódios mais contados na sua biografia é a célebre reportagem que faria uma manchete do Diário de Lisboa em 1946: Fui criada de Sua Majestade. Porque Manuela de Azevedo fez isso mesmo: disfarçou-se de criada para chegar ao rei Humberto II de Itália, então exilado político em Sintra, conseguiu entrevistá-lo e vender a peça para vários órgãos internacionais. No ano passado contou numa cerimónia que essa reportagem teve a admiração de leitores por um pormenor: “Era não terem [na quinta em Sintra] água corrente, com a água para os banhos a ir numa chaleira. E foi sensação em todo o mundo”.

Além de reportagens, entrevistou várias personalidades, como o escritor americano Ernest Hemingway, em 1945, "quando ele vinha de barco de Espanha para os Estados Unidos e fez atrasar a saída por causa disso", lembra o director do Museu da Imprensa.

Sofia Branco, presidente do Sindicato dos Jornalistas, recorda ao PÚBLICO que Manuela Azevedo foi das poucas que atravessaram "toda a evolução do jornalismo”, deixando, por isso, uma “memória do jornalismo passado” e “da forma como se fazia jornalismo” à época. Na homenagem em Agosto, lembra, mostrou ser uma “figura com uma memória incrível”: "Com 105 anos contou histórias com um detalhe impressionante”. A jornalista recordou o relato de como foi recebida quando entrou nas redacções portuguesas, numa altura em que eram poucas as mulheres que exerciam a profissão, revelando que foi tratada pelos homens com “cavalheirismo”, e dizendo, durante a cerimónia, que registava com “agrado” o facto de actualmente metade das redacções serem compostas por mulheres.

Na entrevista ao DN em 2013 contou: "Quando pelos anos 1930 cheguei ao jornal República, o meu primeiro jornal, esperava-me uma secção criada de propósito para mim chamada Tribuna da Mulher. Recusei imediatamente. Era só o que faltava, nem tribunas de homens nem de mulheres, ali havia jornalistas e quem tivesse unhas tocava guitarra. E eles lá cederam. Mas também encontrei ossos tão duros quanto eu."

Em Agosto, no dia do seu aniversário, o Sindicato dos Jornalistas e o Museu Nacional da Imprensa homenagearam-na numa iniciativa onde esteve o Presidente da República, que a condecorou com a Ordem da Instrução Pública. Nessa cerimónia, falou de uma reportagem sobre barracas nas furnas de Monsanto, em Lisboa, ainda antes do 25 de Abril. “E o que eram as furnas de Monsanto? Eram buracos nas rochas, com o chão cheio de poças de água e lama. E criancinhas, seminuas, descalças, brincavam ali enquanto um velho tuberculoso, que tinha acabado uma espécie de cama ou beliche na própria rocha, ia cuspindo a sua miséria para o chão”, disse a jornalista, lembrando que mais tarde essas pessoas foram alojadas. “O jornalismo não é só aquele que diz que morreram tantas pessoas num desastre. O jornalismo é o defensor da objectividade, de focos, de problemas sociais", afirmou.

Entre os “extraordinários conselhos” deixados pela mais antiga jornalista em Portugal a uma plateia composta por jovens que começavam a abraçar a carreira jornalística, Sofia Branco destaca uma frase: “O jornalista diz o que pensa e pensa o que diz”. Para a presidente do Sindicato, Manuela Azevedo "era uma figura singular, com uma vida muito cheia".

Manuela de Azevedo, também escritora que em 2015 publicou com o Museu da Imprensa, O pão que o Diabo Amassou, preparava um livro com 200 cartas trocadas com várias personalidades, que deverá ser publicado na mesma, segundo o director do Museu da Imprensa.

Sugerir correcção
Comentar