BPI: da génese portuguesa até ao domínio do Caixabank

Os principais marcos do banco que nasceu com a liberalização do pós-25 de Abril.

Foto
Fernando Veludo/NFACTOS

1981 – Surge a Sociedade Portuguesa de Investimentos SPI. Criada por Artur Santos Silva (actual presidente do conselho de administração do BPI), a SPI propunha-se "financiar projectos de investimento do sector privado, contribuir para o relançamento do mercado de capitais e para a modernização das estruturas empresariais portuguesas”.

A componente accionista era bastante diversificada, composta por cerca de cem empresários e empresas nacionais, com forte incidência do Norte do país. É o caso, por exemplo, de Américo Amorim, Manuel Gonçalves, Arlindo Soares de Pinho, Fernando Guedes, Salvador Caetano, Álvaro Leite, Ilídio Pinho e João Macedo e Silva, entre muitos outros.

1985 – A SPI passa a banco de investimento, com a possibilidade de captar depósitos e fazer empréstimos. Era o início do Banco Português de Investimentos (BPI), para o qual Fernando Ulrich, actual presidente executivo, entrara em 1983.

1986 – No  mesmo ano em que Portugal adere oficialmente à CEE, a instituição financeira abre o capital e coloca acções nas bolsas de valores de Lisboa e do Porto.

1991 – Em Agosto, o BPI ganha a privatização do Banco Fonsecas & Burnay (BF&B), participando assim na vaga de privatizações que se abriu com a revisão constitucional (que acaba com o carácter irrevogável das nacionalizações).

Com esta operação, o BPI não só ganha escala como deixa de estar restrito à banca de investimento, apostando também na banca comercial. É nesta data que o banco efectua uma parceria com o Itaú, que acabou por resultar na entrada do grupo brasileiro no capital do BPI.

1995 - O BPI procede a uma reorganização, com a criação de uma holding bancária, o BPI SGPS, que passa a ser a sociedade cotada em bolsa. Esta agrega o Banco Fonsecas & Burnay, comprado em 1991, e o BPI. A catalã La Caixa e a seguradora alemã Allianz entram no capital da instituição, juntando-se aos brasileiros do Itaú que estavam no banco há quatro anos.

1996 –Com os novos accionistas, o BPI ganha a corrida à privatização do grupo BFE, que engloba o Banco de Fomento Exterior e o Banco Borges & Irmão, fazendo crescer a sua rede comercial a nível nacional e abrindo portas em Angola e Moçambique.

2002 – Reorganização do grupo, com o BPI SGPS a absorver o Banco BPI. A sucursal de Angola passa a banco de direito angolano e surge o Banco de Fomento Angola (BFA).

2004 –A assembleia geral de accionistas de 20 de Abril marca o fim das funções executivas de Artur Santos Silva, por limite de idade (62 anos) que passa a presidente do conselho de administração. O cargo de CEO passa então para Fernando Ulrich. Por esta altura, os direitos de voto estão limitados a 12,5% (valor a partir do qual a blindagem impede a utilização de uma posição maior, garantindo distribuição de peso accionista e mais autonomia de gestão).

Foto
Fernando Ulrich substitiu Artur Santos Silva em 2004 Bruno Portela

2007 – A OPA do BCP, iniciada em 2006, depois de ter recebido a luz verde da Autoridade da Concorrência, arranca oficialmente a 10 de Abril mas é rejeitada. Em Outubro, é o BPI quem propõe uma fusão ao BCP. As negociações terminam sem sucesso no final de Novembro.

2008 – O BPI anuncia que a operadora de telecomunicações angolana Unitel vai ficar com 49,9% do banco do BPI em Angola, o BFA. A empresária Isabel dos Santos, filha do Presidente da República de Angola, controla a Unitel, onde tem, pelo menos, 25% do capital. A operação é concretizada em Dezembro, o mesmo mês em que o BCP vende os 9,69% que detinha no BPI a Isabel dos Santos, que passa a ser o terceiro maior accionista. Os direitos de voto continuam limitados a 17,5%. Em 2009, o tecto volta a subir, passando a blindagem para 20%.

2012 – O ano é marcado por uma profunda mudança accionista, com a saída do Itaú. Em Abril, os brasileiros acabam por vender sua posição ao CaixaBank/La Caixa. Na altura, os catalães ficaram com os 18,87% do Itaú por 93,4 milhões de euros (50 cêntimos por acção). Com essa operação, sobem a posição para 49%. No entanto, a blindagem dos direitos de voto a 20% permitiu que não fosse lançada uma OPA. De seguida, o CaixaBank alienou uma fatia das acções a Isabel dos Santos, descendo a sua posição para os actuais 44,1%. Quanto à empresária angolana assegura o lugar de segundo maior accionista, com 19%.

2014 – Em Dezembro, comunica-se que o BCE mudou a forma como enquadra a supervisão dos activos do BPI em Angola (os 51% do BFA), o que aumenta a exposição da instituição aos grandes riscos. O problema tem de ser resolvido nos primeiros meses de 2016.

Foto
Tentativas de fusão com o BCP nunca resultaram em nada (tal como com o BES) REUTERS/Jose Manuel Ribeiro

2015

17 de Fevereiro - O CaixaBank/La Caixa anuncia uma OPA sobre o BPI. O objectivo é acabar com os limites aos direitos de voto, e assegurar a maioria do capital. Isabel dos Santos mostra resistências ao negócio.

3 de Março - BCP confirma que Isabel dos Santos quer promover uma fusão entre esta instituição e o BPI.

17 de Junho - A proposta do CaixaBank/La Caixa não passa em assembleia geral de accionistas. A OPA fica pelo caminho.

28 de Dezembro - BPI dá o primeiro passo para separar os negócios em Angola e Moçambique (e com isso resolver a questão em aberto com o BCE), mas não tem o apoio de Isabel dos Santos.

2016

5 de Fevereiro – Proposta de cisão simples dos activos africanos do BPI foi travada em assembleia-geral, contando com os votos contra de Isabel dos Santos. O presidente executivo, Fernando Ulrich, declara que “o interesse fundamental do banco não foi tido em consideração, mas [sim] outros interesses", e diz que se verifica uma “situação complicada”.

1 de Março – A Bloomberg noticia, à noite, que o Caixabank está a negociar com Isabel dos Santos a compra da posição da empresária angolana no BPI.

10 de Abril - À noite, no último dia do prazo que tinha sido dado pelo BCE para o banco resolver a exposição a Angola, o BPI divulga um comunicado onde diz que as negociações entre o Caixabank e a Santoro foram encerradas "com sucesso", mas os termos do acordo ainda seriam revertidos em documentos a divulgar posteriormente.

17 de Abril - O BPI divulga um comunicado onde afirma que, afinal, não houve acordo entre os dois maiores accionistas do banco. "A Santoro Finance desrespeitou o que tinha acordado e veio a solicitar alterações aos documentos contratuais", afirmou o BPI.

18 de Abril - O Caixabank lança uma nova OPA sobre o BPI, desta feita a 1,113 euros por acção, ou seja, a um valor mais baixo do que na investida anterior. No mesmo dia, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o diploma do Governo que vai facilitar a desblindagem de estatutos das empresas financeiras, medida que pretende resolver a situação do BPI. A iniciativa legislativa tinha sido aprovada no Conselho de Ministros da passada quinta-feira, mas sem que tal fosse anunciado.

20 de Setembro – O conselho de administração do BPI propõe resolver o problema da exposição a Angola e o litígio com Isabel dos Santos por via da venda de 2% do BFA à Unitel, perdendo o controlo da instituição.

Foto
Venda 2% do BFA à Unitel ditou o fim das hostilidades e o sucesso da OPA Fernando Veludo/Nfactos

21 de Setembro – Accionistas do BPI votam a favor do fim do limite à contagem de votos.

13 Dezembro- Assembleia-geral do BPI aprova a venda de 2% do BFA à Unitel, o suficiente para Isabel dos Santos assumir o controlo da instituição. Os dois maiores accionistas, Isabel dos Santos e Caixabank, abstiveram-se.

2017

16 Janeiro -  A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aprova oficialmente a OPA lançada pelo Caixabank em Setembro. Dez dias depois o banco anuncia um lucro de 313 milhões, mais 32% face a 2015. 

Sugerir correcção
Comentar