Terminal de Leixões e Casa Cabo de Vila entre os vencedores do ArchDaily

O projecto do arquitecto Luís Pedro Silva venceu na categoria de “Arquitectura pública”, enquanto a casa do atelier spaceworkers foi distinguida na categoria "Casas"

Foto
DR

O Terminal do Porto de Leixões e a Casa Cabo de Vila estão entre os vencedores dos prémios dos prémios “Building of the Year 2017”. Os 16 premiados foram anunciados esta terça-feira pela plataforma ArchDaily, que recebeu mais de três mil candidaturas e 75 mil votos.

O terminal de cruzeiros do arquitecto Luís Pedro Silva, inaugurado em Julho de 2015, venceu na categoria de “Arquitectura pública”, enquanto a Casa Cabo de Vila, situada em Paredes e do atelier spaceworkers, foi distinguida na categoria "Casas".

Além destes projectos, outros dois portugueses estiveram entre os finalistas: a Casa em Sever do Vouga, do arquitecto Paulo Martins, e um antigo pombal transformado em casa de brincar e de apoio a uma piscina, em Soutelo, concebido por Mário Sequeira.

Foto
Casa Cabo de Vila, em Paredes, por spaceworkers spaceworkers

O edifício de Matosinhos, linha curva com um milhão de azulejos, já recebeu outros prémios da especialidade e acolhe mais do que os muitos passageiros que chegam de barco (gabinetes, laboratórios de investigação, um biotério).

Foto
Terminal do Porto de Leixões, de Luís Pedro Silva Paulo Pimenta

Já a casa de Paredes, que o P3 tinha apresentado no início do ano, tem uma forma irregular, onde o betão, a madeira e o vidro predominam e as linhas curvas dão os “utilizadores uma perspectiva especial sobre a paisagem”.

Entre os vencedores estão também a Tangshan Organic Farm, na China; a BBVA Bancomer Tower e a Sonora Stadium, no México; a Frederiksvej Kindergarten, na Dinamarca; a Maggie's Cancer Centre Manchester, no Reino Unido; a Crystal Houses, na Holanda; o Yellow Submarine Coffee Tank e o Hubba-to, na Tailândia; o ICD-ITKE Research Pavilion e o Elbphilharmonie Hamburg, na Alemanha. O The Stealth Building e o VI? 57 West, nos EUA; a Capilla San Bernardo, na Argentina; e a recuperação do Pavilion Dufour Château De Versailles, em França.

Sugerir correcção
Comentar