Le Pen promete combater a globalização e o “fundamentalismo islâmico”

Vitória de Trump e “Brexit” dão esperança a Frente Nacional.

Foto
Marine Le Pen concorre às presidenciais francesas LUSA/ARNOLD JEROCKI

A líder do partido francês de extrema-direita Frente Nacional, Marine Le Pen, disse neste domingo a milhares de apoiantes que gritavam “este é o nosso país” que iria sozinha protegê-los contra o "fundamentalismo islâmico" e a "globalização", se for eleita Presidente em Maio.

Com o pano de fundo vitória de Donald Trump nos Estados Unidos e o “Brexit”, o partido anti-imigração e anti-Europa tem agora esperança num ímpeto populista semelhante em França. “O que está em jogo nesta eleição… é se a França ainda pode ser uma nação livre”, disse Le Pen, citada pela agência Reuters. E acrescentou: “A divisão não é entre a esquerda e a direita, mas entre patriotas e globalistas!”.

Nos 144 “compromissos” publicados no sábado, Le Pen defende, entre outras medidas, expulsar todos os imigrantes em situação ilegal e reservar alguns direitos agora dirigidos a todos os habitantes, incluindo educação gratuita, apenas a cidadãos franceses. Um governo da Frente Nacional também tiraria a França da zona euro e proporia um referendo à permanência na União Europeia.

Le Pen criticou ainda, também segundo a agência Reuters, os líderes que escolheram a “globalização desregulada” que considera ter sido “atroz”. “A globalização financeira e a islâmica estão a ajudar-se mutuamente”, disse, defendendo que “as duas ideologias” são prejudiciais a França.

Sugerir correcção
Ler 55 comentários