Governo romeno deixa cair lei que despenaliza corrupção

Diploma que beneficiaria políticos suspeitos de corrupção tinha levado centenas de milhares de romenos às ruas em protesto.

Foto
Uma corrente humana foi formada em torno do Parlamento romeno em protesto pela lei que despenalizaria certos crimes de corrupção. LUSA/ROBERT GHEMENT

O Executivo romeno desistiu da controversa lei que despenalizaria o abuso de poder e o enriquecimento ilícito envolvendo valores até 200 mil lei (quase 45 mil euros), e que seria aplicada retroactivamente.

"Não quero dividir a Roménia", justificou o primeiro-ministro Sorin Grindeanu, que anunciou ao país que a lei será revogada no domingo.

“Não temos nada a esconder”, tinha dito também este sábado à Romania TV Calin Tariceanu, líder do partido ALDE, parceiro de coligação dos sociais-democratas no poder, citado pela Reuters.

A lei teria beneficiado, entre outras figuras, o líder social-democrata Liviu Dragnea, acusado de defraudar o Estado em cerca de 24 mil euros. O decreto iria entrar em vigor a 10 de Fevereiro, e o Governo justificava a medida com a necessidade de diminuir a população prisional. Para além dos crimes de corrupção, a lei teria reduzido ou anulado sentenças para pessoas idosas ou com doenças terminais, independentemente do ilícito em causa.

O diploma levou centenas de milhares de romenos às ruas durante cinco dias consecutivos, nas maiores manifestações no país desde o fim do regime comunista de Ceausescu em 1989, e levou Bruxelas a criticar o retrocesso no combate à corrupção naquele que é um dos membros mais pobres da União Europeia. A Comissão chegou mesmo a advertir para a possibilidade de um corte nos fundos europeus. Ao mesmo tempo, em Bucareste, o Presidente Klaus Iohannis, do campo político adversário do Governo, anunciou que iria pedir a avaliação da constitucionalidade do documento.

Na quinta-feira, a pressão das ruas já tinha causado uma baixa no Governo, com o ministro do Comércio, Florin Jianu, a bater com a porta: "Fi-lo pelo meu filho. Como iria olhá-lo nos olhos?".

Sugerir correcção
Ler 1 comentários