"A decisão deste pseudo juiz é ridícula e será anulada", promete Trump

Presidente reage à decisão judicial que suspende o seu veto migratório com grandes críticas ao juiz que contrariou a ordem executiva do Presidente.

Foto
Reuters/CARLOS BARRIA

Donald Trump não se deixa abater pela decisão judicial que suspende temporariamente o seu veto migratório a cidadãos oriundos de sete países de maioria muçulmana. E reage com dureza, numa mensagem no Twitter, como sempre: "A opinião deste pseudo juiz é ridícula e será anulada", escreveu o Presidente dos EUA, aludindo ao despacho proferido na sexta-feira pelo juiz James L. Robart, de Seattle, no estado de Washington, Costa Oeste dos EUA.

Donald Trump assinou um decreto presidencial que suspende por prazo indefinido a entrada de refugiados sírios nos EUA e impõe uma moratória de quatro meses à entrada de refugiados e viajantes de seis outros países muçulmanos. O objectivo, diz o Presidente dos Estados Unidos, é proteger o país de ataques terroristas.

A medida tem sido criticada um pouco por todo lado, incluindo por diversos líderes mundiais e europeus. Alguns especialistas americanos acrescentam que a retórica anti-muçulmana de Trump reforça mesmo o Daesh. A dúvida centra-se na constitucionalidade e legalidade da decisão de Trump de fechar portas mesmo a quem tenha autorização de entrada e residência. O decreto de Trump será legal? Nem a justiça tem uma resposta consensual até agora e Trump até já afastou a procuradora-geral que afirmou que a justiça não deveria apoiar a medida do Presidente. A decisão de a demitir é puramente simbólica, porque Sally Q. Yates será substituída nos próximos dias pelo nomeado de Trump para o Departamento de Justiça.

Sugerir correcção
Ler 37 comentários