Sindicato contesta que PSP mude serviços da Divisão de Trânsito do Porto para Gaia

No início da próxima semana, a Divisão de Trânsito do Porto vai ser transferida para Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia.

Foto
NFACTOS / FERNANDO VELUDO

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) classificou esta quarta-feira de "incompreensível" a transferência de serviços da Divisão de Trânsito da PSP do Porto para Gaia. "Transferir para Vila Nova de Gaia duas esquadras que operam exclusivamente dentro da cidade do Porto, como a Esquadra de Intervenção e Fiscalização de Trânsito e a de Sinistralidade Rodoviária, não faz sentido e coloca em causa o serviço prestado aos cidadãos", lê-se num comunicado divulgado esta quarta-feira pela ASPP/PSP, com o título "Divisão de Trânsito do Porto transferida para VN Gaia".

Segundo aquele sindicato é "também incompreensível que se decida desta forma sobre a vida de cerca de meia centena de profissionais, que serão obrigados a prestar serviço em Oliveira do Douro [concelho de Gaia], quando, de facto, estão afectos à Divisão de Trânsito do Porto".

Ao PÚBLICO, O comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, Miguel Mendes, através do gabinete de imprensa, esclarece que "a Divisão de Trânsito do Porto é do Comando Metropolitano do Porto não da cidade do Porto". Não foi apresentada qualquer justificação para a escolha da cidade de Gaia, em vez do Porto, mas a mesma fonte garante que a PSP "está atenta, empenhada e a trabalhar para encontrar as melhores condições de funcionamento para o seu dispositivo e a população que serve".

A ASPP/PSP indica, por seu turno, que é já no início da próxima semana que a Divisão de Trânsito do Porto vai ser transferida para Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia, e que os cidadãos terão de "esperar" que os polícias se desloquem de Gaia ao Porto para atenderem às ocorrências".

Importa "aferir", solicita o sindicato, quais são os motivos que obrigam a recorrer a instalações em Vila Nova de Gaia para albergar um serviço prestado no Porto, bem como definir, com "urgência, qual a sede da Divisão de Trânsito do Porto e o local onde funcionará".

Segundo a ASPP A ASPP/PS, o actual edifício da Divisão de Trânsito "não tem as mínimas condições para o desempenho da actividade policial e é incompreensível que se mantenha em funções, quando, há três anos, vários serviços foram transferidos para o antigo edifício da Direcção Regional de Educação do Norte". Já em Novembro de 2013, o Ministério da Administração Interna tinha apontado a mudança para o final desse ano.

Segundo foi possível apurar, parte da Divisão de Trânsito chegou, de facto, a ser transferida para essas instalações, mas as mesmas não teriam capacidade para albergar toda a estrutura, pelo que parte dela continuou a funcionar na Rua do Sol, num espaço que já em 2013 era classificado como não tendo condições e que ruira parcialmente.

Sugerir correcção
Comentar