ArchDaily: quatro projectos portugueses na corrida para “Edifício do ano 2017”

O ArchDaily revelou a lista dos finalistas dos prémios “Building of the Year 2017” e há quatro projectos portugueses a votação.

Foto
P3

Anualmente, a contabilidade repete-se: mais de 3000 projectos avaliados depois, os leitores da plataforma ArchDaily votaram e seleccionaram cinco finalistas em cada categoria dos prémios “Building of the Year 2017”. Mais de 30 mil arquitectos e entusiastas, anuncia o ArchDaily, participaram no processo de escolha e a lista final inclui quatro projectos portugueses.

Na categoria “Casas”, um projecto que o P3 apresentou no início de 2017. Em Paredes, a Casa Cabo de Vila, dos Spaceworkers, tem uma forma irregular, onde o betão, a madeira e o vidro predominam e as linhas curvas dão os “utilizadores uma perspectiva especial sobre a paisagem”.

Foto
Casa Cabo de Vila, em Paredes, por spaceworkers spaceworkers

Um refúgio de fim-de-semana em Sever do Vouga, da autoria do arquitecto Paulo Martins, integra os cinco seleccionados na categoria “Reabilitação”. São 45 metros quadrados de estilo rústico com um toque moderno. “Foi tão intencional preservar a essência histórica do objecto construído como foi a intervenção de carácter contemporâneo que se acrescentou ao edifício.”

Foto
Casa em Sever do Vouga, por Paulo Martins Ivo Tavares Studio

O mais recente terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, inaugurado em Julho de 2015, faz parte dos melhores exemplares de “Arquitectura pública”. O edifício desenhado pelo arquitecto Luís Pedro Silva, que já recebeu outros prémios da especialidade, distingue-se pelas formas curvilíneas e pelos azulejos hexagonais — um milhão deles, para sermos mais precisos — e acolhe mais do que os muitos passageiros que chegam de barco (gabinetes, laboratórios de investigação, um biotério).

Foto
Terminal do Porto de Leixões, de Luís Pedro Silva Paulo Pimenta

Em “Arquitectura de pequena escala”, um antigo pombal transformado em casa de brincar e de apoio a uma piscina. Em Soutelo, Mário Sequeira usou a altura do antigo pombal para criar uma espécie de casa da árvore em cimento, com o interior em madeira. Na parte de baixo, revestida a pedra, um chuveiro para apoiar os banhos da piscina da casa familiar.

Foto
Pombal, de Mário Sequeira, em Soutelo Nelson Garrido

Até 6 de Fevereiro, qualquer pessoa pode votar no edifício favorito.

Sugerir correcção
Comentar