O Louvre tem uma sala vazia à espera da pintura portuguesa

Há actualmente três portugueses em exposição no museu de Paris: Baltazar Gomes Figueira, a sua filha Josefa d’Óbidos e Domingos Sequeira. Com mais um ou dois quadros, parece possível contar-se uma primeira história da arte portuguesa no Louvre.

Fotogaleria
Maria Madalena confortada pelos anjos, de Josefa d'Óbidos DR
Fotogaleria
Natureza morta com peixe, de Baltazar Gomes Figueira DR
Fotogaleria
Alegoria da fundação da Casa Pia, de Domingos Sequeira DR
Fotogaleria
Parede com as duas pinturas portuguesas no Louvre DR
Fotogaleria
Philippe Mendes no Museu da Misericórdia do Porto, ao lado da pintura de Josefa d'Óbidos, A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos Nelson Garrido

Chega-se lá subindo ao primeiro piso (Ala Denon), passando primeiro pela sala da Mona Lisa e da pintura italiana, depois pela da pintura espanhola, e andaluza. Mas dificilmente alguém encontrará o lugar da pintura portuguesa no Museu do Louvre se não for acompanhado por um guia. Fica ao fundo da grande sala, à esquerda: primeiro, temos um Domingos Sequeira (1768-1837), Alegoria da fundação da Casa Pia (1793/4), que retrata Pina Manique numa paisagem de Lisboa, rodeado de deuses e génios. Está ao lado de um Goya (Mariana Waldstein, ca. 1792) e de um Francisco Bayeu (A rendição de Granada, 1492), e debaixo de duas telas de grande dimensão de Francisco Herrera, “o Velho”, representando S. Boaventura e S. Basílio.

Entrando pela estreita porta que dá acesso à galeria lateral, mais duas obras portuguesas, e em família: Maria Madalena confortada pelos anjos (1679), de Josefa d’Óbidos (1630-1684), e Natureza morta com peixe (1645), do seu pai Baltazar Gomes Figueira (1604-1674). Em cima, estão um Francisco Gutierrez (O festim de Ester, 1666) e um colega de Figueira em Sevilha, Francisco de Zurbarán (Santa Apolónia, 1636).

Estes são os três quadros que actualmente representam a pintura portuguesa no maior museu do mundo. E todos eles resultaram de doações, a mais recente das quais, a tela de Josefa d’Óbidos, foi feita no ano passado pelo galerista luso-francês Philippe Mendes.

“Foi, antes de mais, um gesto afectivo, uma forma de ligar Portugal a França e de afirmar o orgulho que tenho de ser português”, diz ao PÚBLICO o galerista e antiquário, proprietário de uma galeria em pleno centro de Paris, junto ao Eliseu. Mas foi também – adianta – uma forma de fazer com que “a arte portuguesa saia de Portugal e seja vista e melhor conhecida em França”; e o Museu do Louvre é naturalmente o palco privilegiado para isso.

Philippe Mendes localizou a pintura Maria Madalena confortada pelos anjos, primeiro em Londres, e depois em Nova Iorque, onde viria a adquiri-la num leilão da Sotheby’s, em 2015. Mesmo a tempo de ela ter sido incluída na exposição que nesse ano o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) dedicou à grande pintora do barroco português, em Lisboa.

A doação ao Louvre teve como contrapartida a instalação da obra de Josefa d’Óbidos ao lado da do pai, que era então a única visível no museu parisiense – na ala dedicada à arte da Andaluzia. E também a ressurreição, das reservas, da tela de Sequeira (doada ao museu por um coleccionador francês, em 1979).

Philippe Mendes preparava assim o caminho para o passo seguinte do seu ambicioso projecto: a criação no Louvre de uma sala dedicada à história da pintura portuguesa.

Guillaume Kientz, conservador do departamento de pintura espanhola, acha que esse é um programa possível, e desejável. “É tão importante para Portugal como para o Louvre, que tem por missão mostrar todos os artistas importantes de todas as escolas europeias, e mundiais, aos seus visitantes”, diz Kientz, conhecedor da obra de Josefa d’Óbidos, “a maior artista do século XVII português”.

Na visita em que guiou o PÚBLICO nesta ala do museu, o conservador justificou também o regresso da pintura de Sequeira, não apenas pela sua qualidade – e daí a colocação ao lado de Goya e do seu cunhado Francisco Bayeu –, mas igualmente pela visibilidade que o pintor português ganhou, com reflexo em França, com a operação que permitiu a aquisição do seu quadro Adoração dos Magos para o MNAA.

Kientz justificou ainda a localização actual dos três quadros portugueses – numa sala recheada de Goyas, Murillos, Zurbarán, El Greco e duas telas do atelier de Velasquez… – “por óbvias razões históricas, culturais e geográficas”. “Também podíamos dizer que é a pintura espanhola que está misturada com a pintura portuguesa! É tudo uma questão de proporção. É verdade que há muito menos pintura portuguesa actualmente, mas não sabemos como é que isso vai evoluir”, acrescenta o conservador responsável pela representação ibérica no Louvre.

E a confirmar a disponibilidade do museu para aumentar a representação lusa, Kientz conduz-nos a uma pequena sala, vazia, contígua à que acolhe 12 Tiepolos: “Esta pode vir a ser a Sala da Pintura Portuguesa, mas é preciso preenchê-la”, desafia.

E se é compreensível que para encher esse espaço sejam precisas mais do que as três telas actuais, mais importante é que o conjunto faça sentido e permita ao visitante ter uma visão histórica da arte portuguesa. “Falta-nos, por exemplo, um pintor do século XVI, o grande século da pintura”, nota Kientz, citando o nome de Nuno Gonçalves, consciente, no entanto, da dificuldade de o encontrar no mercado. “Mas se tivermos algum da geração seguinte, Francisco Henriques, Frei Carlos, Gregório Lopes ou Gaspar Vaz, todos grandes artistas europeus, podíamos começar a construir uma história da pintura portuguesa no Museu do Louvre”, diz o conservador.

A seu lado, Philippe Mendes confirma que “seria bom ter um ou dois ‘primitivos’, mas também “um quadro da primeira metade do século XVIII para fazer a ligação com a obra de Sequeira” – “Isso já nos permitiria fazer uma cronologia”, nota.

O galerista mostra-se empenhado em prosseguir o seu trabalho de procura, e também de angariação de mecenas para a sala portuguesa. E explica que, na conjuntura actual, o Louvre não está disponível para comprar pintura portuguesa – o recurso terá de continuar a ser a doação.

Ouvido também pelo PÚBLICO, o director do MNAA, António Filipe Pimentel, diz que “o museu está disposto a colaborar neste projecto” na medida em que lhe for possível. E refere mesmo a possibilidade de se fazer um depósito, à imagem do que o Metropolitan Museum, de Nova Iorque, fez com o seu congénere de Lisboa, emprestando em 2013 a tela de Frei Carlos, S. Vicente. “Mas sabemos que essa não é a política do Louvre”, acrescenta Pimentel.

Sobre a doação da pintura de Josefa d’Óbidos e a presente exposição das três obras portuguesas em Paris, o director do MNAA acredita que é um bom ponto de partida para a concretização da sala da pintura portuguesa. E realça que é o resultado de “uma feliz conjugação de circunstâncias, um círculo virtuoso”, referindo-se, por um lado, à militância de Philippe Mendes, mas também ao trabalho científico realizado no MNAA, que, com a exposição dedicada a Josefa d’Óbidos, mostrou ao mundo das artes a importância de uma figura até aqui “considerada uma personagem pitoresca, mas menor”. “Ela era vista como uma artista prendada que pintava bolinhos e meninos enfeitados como arrufadas, mas, com a nossa exposição, passou a ser uma pintora com a grandeza e a espessura que lhe permitiram integrar a plêiade dos grandes artistas do século XVII e do movimento barroco”, acrescenta Pimentel.

Além das três pinturas atrás referidas, o centro de documentação do Museu do Louvre refere a existência de uma outra atribuída a um primitivo português, Álvaro Pires de Évora (século XV), S. Jerónimo a ler, mas tanto a biografia do artista como a autoria do quadro suscitam dúvidas.

Fora de questão parece estar definitivamente o caso de Homem com copo de vinho, que no século passado chegou a ser atribuído a Nuno Gonçalves, mas a investigação-comparação feita em Lisboa, aquando da exposição Primitivos Portugueses (2010/11), levou ao abandono dessa possibilidade – que inclusivamente tinha inspirado um poema de Vasco Graça Moura.

“Chegou-se mais ou menos a acordo sobre que não só não é de Nuno Gonçalves, como nem sequer será português; talvez seja francês, mas sempre com um ponto de interrogação”, explica Guillaume Kientz, referindo que o quadro é actualmente exibido na ala das colecções francesas.

Sugerir correcção
Comentar