Álvaro Amaro fica na Guarda

Presidente da Associação dos Autarcas Sociais-Democratas sai da corrida a Coimbra e recandidata-se a um segundo mandato na Guarda.

Foto
Álvaro Amaro ganhou a Câmara da Guarda em 2013 Ricardo Castelo \ NFACTOS

O social-democrata Álvaro Amaro vai candidatar-se a um segundo mandato na presidência da Câmara da Guarda. Foi o próprio autarca a anunciá-lo, esta segunda-feira, numa conferência de imprensa em que colocou um ponto final no tabu que existia em relação a uma eventual candidatura sua à Câmara de Coimbra.

Há algum tempo que o nome de Álvaro Amaro, que preside à Associação dos Autarcas Sociais-Democratas, era apontado como o mais bem posicionado para disputar a presidência da autarquia coimbrã com o socialista Manuel Machado, mas Amaro optou por se manter na Guarda, uma autarquia que conquistou há quatro anos ao PS, que sempre liderara aquele concelho.

O PSD vai ter de encontrar agora outra figura para apresentar a Coimbra. Um dos nomes que têm sido falados é o do antigo governador civil de Coimbra e ex-deputado, Jaime Ramos. Médico, Jaime Ramos foi fundador e presidente da Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, uma das principais Instituições Particulares de Solidariedade Social da região que é também proprietária do Parque Biológico da Serra da Lousã e do hotel e outros equipamentos a este associados.

Numa sondagem publicada pelo Diário As Beiras na passada quinta-feira, acerca do melhor candidato para o PSD em Coimbra, Álvaro Amaro surgia em primeiro lugar, com 12,88% das preferências, ligeiramente à frente da ex-ministra da Educação, vice-reitora da Universidade de Coimbra e actual deputada do PSD Margarida Mano, que recolheu 11,50% das indicações. O ex-autarca da Câmara de Miranda do Corvo, Jaime Ramos, arrecadou 6,63% das preferências manifestadas. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários