Governo mexicano repreende tweet de Netanyahu

Primeiro-ministro de Israel aplaudiu o plano de construção do muro entre o México e os EUA.

Foto
Reuters/AMIR COHEN

O Governo mexicano repreendeu neste sábado um tweet do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, que dizia aplaudir o plano do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de construir um muro na fronteira com o México para impedir a entrada ilegal de imigrantes.

Netanyahu escreveu na rede social Twitter: "O Presidente Trump está certo. Eu construí um muro ao longo da fronteira Sul de Israel, que parou toda a imigração ilegal. Grande sucesso, grande ideia."

O primeiro-ministro israelita referia-se à vedação de metal que o Estado judaico construiu ao longo da fronteira com o Egipto, com o objectivo de manter afastados migrantes que fogem de conflitos em África, incluindos somalis, sudaneses e eritreus.

 

Tal como o Ministério dos Negócios Estrangeiros mexicano o fez, a mensagem de Netanyahu foi retweetada dezenas de milhares de vezes, por mexicanos proeminentes de origem judaica, tanto em Israel como no estrangeiro, criticando as palavras de Netanyahu. Ainda por cima, o primeiro-ministro israelita enviou a mensagem da sua conta pessoal do Twitter algum tempo antes do sabbath, no sábado, quando os judeus ortodoxos evitam usar qualquer tecnologia.

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros expressou ao Governo de Israel, através do seu embaixador no México, o seu profundo espanto, rejeição e decepção com a mensagem do primeiro-ministro Netanyahu no Twitter sobre a construção de um muro na fronteira", cita a Reuters.

"O México é um amigo de Israel e deve ser tratado como tal pelo seu primeiro-ministro", disse ainda o ministério, sublinhando que o ministro Luis Videgaray expressou o seu profundo respeito por Israel num evento que marcou o Dia do Holocausto.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários