Trump anuncia "grande investigação" a "fraude eleitoral"

Consoante os resultados da investigação, o Presidente norte-americano quer rever as condições de voto.

Foto
Vários especialistas já desmentiram a hipótese de fraude, mas o Presidente norte-americano não desiste LUSA/Ron Sachs/POOL

Vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Donald Trump insiste na tese de que houve uma "fraude eleitoral" para justificar a derrota no voto popular e anunciou esta quarta-feira que irá ordenar uma investigação.

“Irei pedir uma grande investigação à fraude eleitoral, incluindo aqueles [eleitores] que estão registados em dois estados, aqueles que estão ilegais… e até aqueles que estão mortos (há muitos anos)”, afirma o Presidente norte-americano.

“Dependendo dos resultados, iremos reforçar os procedimentos [de segurança] para votar”, prometeu o Presidente, no Twitter. O anúncio surge na sequência do encontro entre os líderes do Congresso e o novo Presidente dos EUA e um briefing da Casa Branca esta terça-feira no qual o porta-voz, Sean Spicer, insistiu na tese (já desmentida até pelo republicano Paul Ryan, líder da Câmara dos Representantes) de que “milhões” de imigrantes ilegais votaram nas eleições presidenciais de 2016.

O senador democrata Bernie Sanders já reagiu e acusa Trump de estar a dizer aos republicanos “para acelerarem a supressão eleitoral, tornando o voto mais difícil para os pobres, jovens, idosos e pessoas de cor”.

Trump chegou à Casa Branca depois de conquistar 304 votos no Colégio Eleitoral, apesar de Hillary Clinton ter registado quase mais três milhões de votos do que o Presidente norte-americano nas urnas.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários