Portugal tem (pelo quinto ano) o melhor hostel do mundo

Home Lisbon Hostel mantém-se no primeiro lugar nos HOSCARS. Entre os dez primeiros, seis são portugueses

Foto
Home Lisbon Hostel

Há cinco anos consecutivos que Portugal lidera a lista dos melhores hostels do mundo, com seis hostels entre os dez melhores classificados e um primeiro lugar inabalável com o Home Lisbon Hostel.

Os prémios são atribuídos anualmente nos HOSCARS (Hostel World Customer Annual Ratings) e têm como base mais de um milhão de comentários deixados nos últimos doze meses pelos utilizadores da plataforma de reserva de hotéis Hostelworld, que avaliam 33 mil hostels em todo o mundo.

Portugal tem visto nos últimos anos os seus hostels alcançarem sempre lugares de topo e este ano manteve essa tendência. Para além do Home Lisbon Hostel, que ocupa o primeiro lugar há cinco anos, surge na lista o Yes!Lisbon Hostel (2.º lugar), o Lost Inn Lisbon (3.º), o Goodmorning Lisbon Hostel (4.º), o Lisbon Destination Hostel (6.º) e o Lisboa Central Hostel (9.º).

A qualidade deste tipo de alojamentos no Porto é também reconhecida pelos que os frequentam, o que faz com que o Tattva Design Hostel tenha conquistado o prémio de 10.º Melhor Grande Hostel do mundo, enquanto o Pilot Design Hostel & Bar foi considerado o Hostel Mais Popular do Porto.

A lista tem também categorias específicas e aí os destaques vão para o Goodmorning Lisbon Hostel que, para além de ter sido eleito o quarto melhor do mundo, é o hostel com Melhor Atmosfera. Também o Yes! Hostels acumula o prémio de 2.º lugar com o da Melhor Cadeia de Hostels.

Portugal teve, ao todo, 15 menções nos HOSCARS 2017, ficando assim à frente de Espanha (com 10), Estados Unidos (9), Austrália (8) e Itália (8). Entre os 20 países que mais receberam frequentadores de hostels no mundo, Portugal ocupa o 12.º lugar, segundo dados divulgados pelo Hostelworld no início do ano. Destaque igualmente para Lisboa, que ocupa o 12.º lugar entre as cidades mais visitadas do mundo e que teve um aumento de 6% no crescimento anual de procura de hostels. Do top 100 dos destinos mais procurados fazem também parte o Porto (35.º lugar) e, desde 2015, Lagos (92.º).

As categorias dos prémios são muitas e variadas: o Soul Kitchen, em São Petersburgo, instalado num edifício barroco nas margens do reio Moika, foi considerado o Melhor Hostel da Europa e Melhor Pequeno Hostel do Mundo e ainda Melhor Staff e Instalações; o Ostello Bello Grande, de Milão, é o Melhor Grande Hostel do Mundo; enquanto na categoria acima, a de Melhor Hostel Extra Grande do Mundo, o vencedor é o Freehand Chicago; o Melhor Novo Hostel fica na Ásia, é o Lub Phuket Patong, na Tailândia; e em África a escolha dos clientes é o The B.I.G. na Cidade do Cabo, África do Sul.

Outros prémios destacam o Melhor da Ásia (Mojzo Inn, Vietname); o Melhor da América do Norte (Mama’s Home); o Melhor da Oceania (Traveller’s Oasis, em Cairns); e o Melhor da América Latina (Chilli Kiwi Lakefront).

Sugerir correcção
Comentar