Confraria quer estender Rota do Leite a todas as ilhas dos Açores

"A ideia é estender a toda a região e mostrar como é que cada ilha também produz e transforma o seu leite. É uma forma de valorizar a actividade", afirmou o confrade fundador Renato Cordeiro.

Foto
Os Açores são responsáveis pela produção de 30% do leite e 50% do queijo em Portugal Rui Soares

A Confraria do Leite dos Açores quer estender a todo o arquipélago uma rota dedicada a este produto, à semelhança do que já existe de forma informal na ilha de São Miguel, foi esta terça-feira anunciado.

"A ideia é estender a toda a região e mostrar como é que cada ilha também produz e transforma o seu leite. É uma forma de valorizar a actividade", afirmou o confrade fundador Renato Cordeiro, acrescentando que, até ao momento, a rota tem funcionado de forma gratuita e informal na freguesia dos Arrifes, concelho de Ponta Delgada, mas a ideia é começar a cobrar o acesso.

A Confraria do Leite dos Açores, uma associação sem fins lucrativos, com cinco anos de existência e cerca de 30 confrades, apresentou esta terça-feira na Junta dos Arrifes o projecto oficial da Rota do Leite e da nova sede da organização, que ficará nesta freguesia, considerada uma das maiores bacias leiteiras do arquipélago.

Renato Cordeiro referiu que os turistas que visitam os Açores procuram "experiências e perceber como é que as pessoas vivem", considerando que, com esta iniciativa, é possível "valorizar o meio ambiente, a qualidade da produção e o modo de ser" dos açorianos.

A Rota do Leite, na zona das Arribanas, começa na Associação dos Jovens Agricultores, local onde as pessoas poderão ver os animais e a recolha do leite, prossegue com uma visita à fábrica da Unileite e termina na Cooperativa Agrícola Bom Pastor, onde podem ser adquirir produtos.

Quanto à sede da Confraria do Leite dos Açores, esta vai ficar instalada num posto de recepção de leite nas Arribanas, freguesia dos Arrifes, que será devidamente adaptado, num projecto orçado em 128 mil euros e que contará com financiamento europeu.

O porta-voz da confraria, José Luís Vicente, adiantou que foi possível manter a traça original do antigo posto de leite, propriedade da fábrica Unileite, que estava "desactivado há vários anos", bem como recuperar um antigo bebedouro para os animais.

"Vamos recuperar um espaço muito importante nesta zona, porque foi efectivamente o primeiro posto de leite. Acima de tudo, vai ser um espaço museológico e de interpretação da Rota do Leite", disse José Luís Vicente, explicando que o projecto contempla um espaço museológico com peças alusivas à produção de leite.

Para o secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, este é um "projecto importante" para a promoção e valorização do leite e da actividade agrícola associada, que "o Governo Regional tem de apoiar", dado o impacto deste sector no arquipélago.

João Ponte considerou mesmo que unir a agricultura e o turismo "é um casamento feliz e com futuro", justificando que os dois sectores podem aproveitar sinergias para potenciar o desenvolvimento da região.

Os Açores são responsáveis pela produção de 30% do leite e 50% do queijo em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar