Morreu Carlos Alberto Silva, ex-treinador do FC Porto

O brasileiro tinha 77 anos e a causa da morte ainda não foi revelada. O técnico foi bicampeão nacional à frente dos "dragões".

Foto
Carlos Alberto Silva no curto período em que treinou o Santa Clara EDUARDO OLIVEIRA

O brasileiro e ex-técnico do FC Porto, Carlos Alberto Silva, morreu na madrugada desta sexta-feira, em Belo Horizonte, aos 77 anos.

Carlos Alberto Silva orientou o FC Porto durante duas temporadas (1991-92 e 1992-93) e em ambas as épocas conquistou o título de campeão nacional. No Brasil, o treinador foi campeão em 1978, liderando o Guarani, de Campinas.

A causa da morte ainda não foi oficialmente revelada mas segundo relatos na imprensa brasileira Carlos Alberto Silva, ex-técnico da selecção brasileira, foi operado ao coração há cerca de um mês.

Depois do sucesso no Guarani, Carlos Alberto Silva treinou vários clubes no Brasil, como Atlético-MG, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos e América-MG. No estrangeiro, para além dos títulos ganhos com o FC Porto, foi ainda campeão japonês no Yomiuri Kawasaki. A carreira como técnico durou até 2005.

À frente da selecção brasileira, Carlos Alberto Silva conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, além de medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis, nos Estados Unidos.

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, recordou que Carlos Alberto Silva "ganhou, por mérito próprio, um lugar na história do clube".

"Foi bicampeão pelo nosso clube, mas nesta altura o que mais recordo é a relação de amizade que mantivemos todos estes anos", realçou o dirigente em declarações ao site oficial dos “azuis-e-brancos”.

Pinto da Costa, que deixou condolências em nome pessoal e do clube à família do antigo técnico, recordou ainda o "jeito introvertido" e o "excelente conversador" que conheceu no clube, no qual "mostrou sempre ser um trabalhador incansável".

Sugerir correcção
Comentar