Sofia Pereira
Foto
Sofia Pereira

O nevoeiro do Tejo valeu-lhe prémio da Ordem dos Arquitectos

Sofia Pereira venceu a terceira edição do concurso "Outro Prisma — Arquitectura, Luz e Sombra", promovido pela Ordem dos Arquitectos Norte

Numa manhã de Novembro de 2016, Sofia Pereira chegou à Faculdade de Arquitectura de Lisboa, onde estuda, e reparou na Ponte 25 de Abril. O nevoeiro cobria o rio Tejo e surgia por baixo da ponte, a enquadrá-la e ao Cristo Rei numa paisagem de luz e sombra. “Achei piada e fui à procura de um sítio onde se visse melhor”, contou ao P3. A fotografia venceu a terceira edição do concurso “Outro Prisma — Arquitectura, Luz e Sombra”, organizado pela Ordem dos Arquitectos Norte (OASRN) e cujas escolhas semanais foram publicadas no P3.

A universitária, de 22 anos, fotografou com uma Canon 600D, que no dia decidiu carregar na mochila, e optou por deixar na sombra “as chaminés das casas da Ajuda”. “Tive sorte, nunca tinha apanhado aquele nevoeiro com a máquina. Acho que é a parte da luz que dá piada à foto.” Recortou a imagem para a transformar num quadrado e assim responder aos requisitos do concurso e partilhou-a no Instagram

A fotografia sempre foi um interesse da jovem do Barreiro, actualmente no quarto ano do curso: “Desde adolescente que pensei em seguir fotografia, mas acabou por ser um hobby”. O prémio — 500 euros — vai ser utilizado na compra de uma nova objectiva para a máquina fotográfica e talvez para uma viagem. “Não estava à espera de ganhar, mas queria muito saber se a minha fotografia faria parte da exposição”, admitiu.

PÚBLICO -
Foto
Sofia Pereira tem 22 anos e frequenta a Faculdade de Arquitectura de Lisboa DR

Foram ainda distinguidos com menções honrosas @ferreiramiguelfilipe e @ddcastor. A imagem de Sofia e as fotografias finalistas do concurso vão integrar uma exposição, a inaugurar na sede da Ordem dos Arquitectos Norte.