Beatificação da irmã Lúcia nas mãos do Papa Francisco

Terminou a fase diocesana do processo de beatificação da irmã Lúcia que se iniciou em 2008. Decisão é agora da responsabilidade da Santa Sé e do Papa.

Foto
Fernando Veludo/FERNANDO VELUDO

A decisão de beatificar a irmã Lúcia está nas mãos da Santa Sé e do Papa Francisco, depois de terminada a fase diocesana, que foi aberta em 2008, três anos depois da morte da vidente de Fátima.

A informação foi dada pela diocese de Coimbra nesta sexta-feira, e noticiada pela Rádio Renascença, dando conta ainda que o final desta etapa será assinalado numa sessão solene no dia 13 de Fevereiro no Carmelo de Santa Teresa de Coimbra, data e local do falecimento da irmã Lúcia.

O processo de beatificação foi analisado pelas dioceses, que têm a competência de o iniciar, através de todos os escritos da autoria de Lúcia e de entrevistas a testemunhas dos actos de santidade praticados por uma das três videntes de Fátima.

A irmã Lúcia morreu em 2005 tendo este processo inicial de beatificação começado três anos depois, apesar de a lei canónica estipular um prazo mínimo de cinco anos. No entanto, o Papa Bento XVI dispensou, na altura, o cumprimento deste prazo.

Sugerir correcção
Comentar