Boa pré-época de Sousa com resultados imediatos

Tenista português venceu o cipriota Baghdatis e vai defrontar Jack Sock na final em Auckland.

Foto
Reuters/Jerry Lai

A presença de João Sousa na final de Auckland, logo na primeira semana em que compete em 2017, é fruto do trabalho realizado no mês anterior, na preparação da nova época. Desde o encontro de estreia no ASB Classic que o tenista de Guimarães tem apresentado um nível exibicional muito alto e o seu treinador, Frederico Marques, não se mostra surpreendido com a qualificação para a final, a oitava que Sousa disputa no ATP World Tour.

“É um início  de época forte do João, fruto do bom trabalho da pré-temporada, muito exigente, física e tecnicamente. Trabalhámos o serviço biomecanicamente, também muito fisicamente e numa maior agressividade de direita e do meio-campo para a frente. Para já, apenas levamos uma semana de competição, mas o João assimilou bastante rápido e bem os conceitos, mas o ano é muito comprido e precisamos de trabalhar ainda mais e melhor”, frisou Frederico Marques, depois de ver o número um português derrotar, na meia-final, o cipriota Marcos Baghdatis (36.º), por 6-1, 7-5.

“Estou muito contente, não só por estar mais uma vez numa final de um ATP 250, mas também pelo nível exibido. O Marcos é um jogador muito perigoso, muito experiente neste tipo de superfícies, que gosta de jogar no contra-ataque. Sabia do que ele estava à espera e fiz um encontro muito bom, consegui ser muito agressivo, principalmente com a minha direita, e estive também muito bem no capítulo do serviço”, explicou Sousa.

Na final (1h30 em Portugal), o vimaranense defronta Jack Sock (23.º), tenista agressivo, dotado de um grande serviço e uma poderosa direita e que, na meia-final, venceu o também norte-americano Steve Johnson (33.º), por 6-4, 6-3.

O único duelo anterior entre ambos realizou-se no Masters 1000 de Madrid, em terra batida, com Sousa a vencer em três sets, por 6-1, 6-7 (3/7) e 6-2. “Já o defrontei no ano passado, se bem que estas condições não tenham nada a ver com as de Madrid. Ele também me conhece bem e vai ser, sem dúvida, um encontro muito exigente, para além de ser uma final”, disse Sousa.

Entretanto, já são conhecidos os primeiros adversários dos tenistas portugueses no Open da Austrália. Dois anos depois, Sousa volta a defrontar o australiano Jordan Thompson (75.º), adversário que derrotou nesse único embate no circuito profissional, em três sets (6-4, 7-6 e 6-4), quando o rival estava ainda fora do top 200.

Gastão Elias (81.º) estreia-se no primeiro torneio do Grand Slam do ano diante de outro australiano, Nick Kyrgios, actual 14.º do ranking e número um na lista de favoritos dos adeptos locais.

Sugerir correcção
Comentar