Primeiro barco movido a energia limpa prepara viagem ao mundo

O Energy Observer foi equipado com painéis solares, geradores eólicos e reservatórios de combustível de hidrogénio. Viagem começa na Primavera

Foto
O barco foi equipado com painéis solares, geradores eólicos e reservatórios de combustível de hidrogénio DR

O primeiro barco auto-suficiente, movido a energia limpa, vai começar na primavera uma viagem ao mundo de seis anos, no âmbito de um projecto apresentado em França.

O Energy Observer, uma antiga embarcação de competição, foi equipado com painéis solares, geradores eólicos e reservatórios de combustível de hidrogénio. A produção de hidrogénio será feita através do processo de electrólise (indução de energia) da água do mar.

O barco, cujas adaptações custaram cinco milhões de euros, está num estaleiro de Saint-Malo, em França, e iniciará a viagem na região da Bretanha, fazendo em Paris a primeira de 101 paragens, ao longo de 50 países. "Este barco vai demonstrar que existem muitas soluções para a mudança energética", disse, citado pela agência noticiosa AP, o ambientalista francês Nicolas Hulot, que assistiu à apresentação do projecto, na sede da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), na capital francesa.

O projecto foi concebido, em 2015, pelos velejadores Frederic Dahirel e Victorien Erussard, juntamente com o mergulhador e realizador de documentários Jerome Delafosse.

Sugerir correcção
Comentar