Babuínos fazem sons semelhantes às vogais

Resultado do estudo sugere "que a fala humana tem uma longa história evolutiva", tendo surgido muito antes do homem moderno

Foto
Baz Ratner/Reuters

Os babuínos fazem sons semelhantes às cinco vogais, revelaram investigadores, sugerindo que alguns macacos tiveram a capacidade física para a linguagem por milhões de anos.

A investigação foi publicada na revista científica PLOS ONE e acrescenta uma nova dimensão ao debate sobre como começou e evoluiu a linguagem, mostrando que os babuínos possuem uma língua e uma laringe que lhes permite fazer uma série de sons de vogais.

"É a primeira vez que mostramos isso num primata não humano", disse Joel Fagot, co-autor da investigação e investigador do Centro Nacional de Pesquisa Científica de França. E acrescentou, citado pela agência de notícias francesa AFP: "Isto sugere que a fala humana tem uma longa história evolutiva", tendo surgido muito antes do homem moderno.

Muitos cientistas acreditam que a origem da linguagem é relativamente recente entre 70 a 100 mil anos. No entanto, o estudo admite que as habilidades de articulação para a fala podem remontar a 25 milhões de anos, até ao último antepassado comum partilhado entre humanos e macacos, conhecido como Cercopithecoidae. Alguns cientistas argumentaram que os primatas não humanos (como também o homem de Neandertal e crianças com menos de um ano) eram incapazes de fazer sons diferenciados necessários para a linguagem por terem a laringe situada muito alta.

Para testar a teoria dos babuínos, os investigadores analisaram mais de 1.300 vocalizações feitas por 15 babuínos originários da Guiné-Conacri, machos e fémeas, do centro de primatas de Rousset-sur-Arc, em França. O estudo admite que é intrigante a capacidade dos babuínos, mas que a mesma não implica necessariamente que eles conseguem falar.

Sugerir correcção
Comentar