Obama surpreende Joe Biden com a mais alta condecoração dos EUA

Numa cerimónia de homenagem ao ainda vice-presidente dos EUA, Obama entregou a Medalha Presidencial de Liberdade a um emocionado Joe Biden.

Foto
Reuters/YURI GRIPAS

O Presidente dos EUA Barack Obama surpreendeu, durante uma cerimónia realizada na Casa Branca, o vice-presidente Joe Biden com a entrega da Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta condecoração civil do país.

“Pela tua fé nos nossos compatriotas americanos, pelo teu amor pelo país e pela tua vida de serviço que vai perdurar durante gerações”, afirmou Obama, citado pela CNN, quando se preparava para condecorar Biden sem este saber. “No meu período final como Presidente, tenho o prazer de condecorar com a mais alta honra civil da nossa nação, a Medalha Presidencial de Liberdade”, anunciou o ainda Presidente americano perante um emocionado Joe Biden.

Obama afirmou ainda que concedia a medalha com "um grau elevado de veneração", apenas reservado, até hoje, ao Papa João Paulo II,a  Ronald Reagen e a Colin Powell.

A cerimónia era de homenagem a Biden, mas a entrega da distinção foi mantida em segredo. “Eu não mereço isto mas sei que veio do coração do Presidente”, afirmou o vice-presidente americano depois da surpresa.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários