Visitas aos museus e monumentos do Norte aumentaram 50% em dois anos

Em 2016 um milhão e meio de pessoas passaram pelos espaços geridos pela Direcção Regional de Cultura do Norte.

Foto
O Paço dos Duques é o museu tutelado pela DRCN mais visitado no Norte. MANUEL ROBERTO / PUBLICO

As visitas aos monumentos e museus sob alçada da Direcção Regional da Cultura do Norte (DRCN) aumentaram cerca de 50% em dois anos. Em 2016, o número de visitantes contabilizados nos vários espaços geridos por esta entidade foi de quase um milhão e meio, reflexo de um aumento da procura que se vem mantendo de ano para ano, com excepção de 2015, em que não foram contabilizados os dados do Castelo de Guimarães, que se encontrava em obras.

O Castelo de Guimarães continua a ser um dos monumentos mais procurados na região entre os imóveis geridos pela DRCN. Segundo esta entidade, a não contabilização dos dados deste monumento em 2015 causou um rombo no número de visitas totais daquele ano, que se ficaram pelas 787 mil. Por isso, comparando com 2015, os números de 2016 até representam um aumento de 82%, mesmo contabilizando apenas meio ano de actividade no Castelo (262 mil visitantes), cuja bilheteira reabriu em Junho do ano passado.

Com 487.733 mil visitantes, o Paço dos Duques de Bragança, também em Guimarães, continua a destacar-se como o espaço museológico tutelado pela DRCN que mais visitantes atrai, tendo registado um crescimento de 61,7% no número de entradas durante o ano de 2016. Segundo esta entidade, também o número de visitantes estrangeiros tem vindo a aumentar e, só no ano transacto, representou 68,7% do total de acessos ao Paço dos Duques.

Numa nota à imprensa de balanço de 2016, a DRCN assinala, ainda no concelho de Guimarães, a “subida expressiva” do número de visitantes do Museu de Alberto Sampaio, que totalizou 88.751 entradas, um acréscimo de 20,9% em comparação com o período homólogo. “Importa referir que, nos últimos quatro anos, o Museu de Alberto Sampaio tem vindo a registar subidas significativas na afluência de públicos, tendo mais do que duplicado o número de visitantes entre 2013 e 2016 (passou de 42.280 em 2013, para 88.751 entradas em 2016, o que representa uma subida de 109,9%)”, explica a tutela regional.

No mesmo comunicado, a DRCN adianta que estes resultados estão em linha com o aumento de visitantes nos museus e monumentos nacionais, sendo explicável pelo incremento do número de turistas na região e pelos projectos de valorização e promoção destes espaços que têm sido levados a cabo. E acrescenta que o conjunto de sete museus que tutela registou uma subida de 36,7% no número de entradas, salientando, para além do Paço dos Duques e Museu de Alberto Sampaio, os aumentos de visitantes no Museu dos Biscainhos, em Braga (12,8%), e do Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro (14,6%). 

Sugerir correcção
Comentar