Um UIVO que quer chamar a atenção para a ilustração

É uma mostra de ilustração e vai decorrer entre os dias 13 de Janeiro e 5 de Fevereiro, no Fórum da Maia. Em exposição vão estar mais de 100 trabalhos da autoria de artistas portugueses e estrangeiros

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Mais de uma centena de ilustrações. 32 ilustradores nacionais e estrangeiros. Temas diversificados deixados ao critério de cada artista. Uma mostra de arte “variada, bastante ecléctica e com temáticas diferentes”. É desta forma que Ema Sara Ribeiro, curadora da exposição, apresenta a UIVO – Mostra de Ilustração do Fórum da Maia.

Nas primeiras edições eram as ilustrações portuguesas que dominavam o espaço na Rua Engenheiro Duarte Pacheco, na Maia. Mais tarde, a mostra abriu portas a trabalhos de artistas de outros países e apresenta-se, hoje, como uma oportunidade para “atrair novos ilustradores”, tanto a nível nacional como internacional. “A mostra é o resultado da reunião de um grupo de ilustradores. Desde a terceira edição que é a Ó! Galeria a fazer a curadoria e convidamos novos ilustradores – não só portugueses mas também estrangeiros – que não fazem parte dos nossos colaboradores habituais para depois introduzi-los na UIVO e na galeria”, explica ao P3 a responsável pelo espaço situado na rua Miguel Bombarda, no Porto.

Com inauguração agendada para o dia 13 de Janeiro, Ema Sara Ribeiro sublinha que “houve muita adesão por parte dos ilustradores” e acredita que, depois do sucesso da edição anterior, a nova mostra pode “atrair um maior número de pessoas para a ilustração” – já que UIVO é por si “um som para chamar a atenção para a mostra”. “Eu espero que esta edição tenha ainda mais sucesso que as anteriores e que as pessoas aproveitem a presença de alguns ilustradores na inauguração. É importante haver um contacto pessoal com os ilustradores e ter a oportunidade de discutir a obra com o próprio autor”, explica.

Nesta edição, a única diferença em relação aos eventos anteriores é a mudança de horário da mostra que abrirá este ano a partir das 18h30, em vez das habituais 22 horas, procurando “apanhar as pessoas ainda antes do jantar”. A exposição estará patente até ao dia 5 de Fevereiro.

Para a sétima mostra, a responsável pela Ó! Galeria já revelou a vontade de alargar a UIVO a novas formas de arte. “Para uma próxima edição, para além das ilustrações em tela, seria interessante fazer intervenções nas próprias paredes porque alguns dos autores que participam também fazem street art e murais”.

Sugerir correcção
Comentar