Baixas temperaturas na Europa provocam dezenas de mortes

A vaga de frio tem origem numa massa polar da Escandinávia.

Foto
Geadas severas e tempestades de neve pela Europa levaram ao encerramento de aeroportos e escolas e ao corte de circulação em inúmeras estradas LUSA/Massimo Percossi

No ar, na terra e no mar, o decorrer da vida quotidiana em alguns países europeus está a ser interrompido pela massa de ar polar com origem na Escandinávia, que já provocou a morte de dezenas de pessoas. Ilhas gregas cobertas de neve, rios congelados, voos cancelados e estradas cortadas: é este o cenário da Europa por causa de uma vaga de frio.

As informações quanto aos números de mortes provocadas pela vaga de frio no último fim-de-semana divergem. A AFP dá conta de já se terem registado pelo menos 33 mortes, enquanto a agência Reuters avança com pelo menos 25.

A Polónia tem sido o país mais afectado com registo de pelo menos 10 mortes só no domingo, sendo que as temperaturas chegaram a descer até aos 30 graus negativos em alguns locais, de acordo com o Centro de Segurança do Governo citado pela Reuters. O número de mortes na Polónia devido ao frio sobe assim para 65, desde 1 de Novembro.

A forte poluição atmosférica, sentida através de partículas de poeira no ar, forçou a redução e até a interrupção da produção industrial na República Checa e na Polónia, devido à detecção de elevados níveis de smog. Nas cidades polacas de Cracóvia e Varsóvia, os transportes públicos são agora gratuitos na tentativa de melhorar a qualidade do ar e de cativar mais pessoas, evitando o recurso a veículos próprios.

O rio Danúbio, segundo mais longo da Europa, congelou na cidade de Budapeste, Hungria, algo que não acontecia há anos, e no curso de água que passa na Sérvia os transportes marítimos também foram interrompidos. No Bósforo, estreito que marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia, também foi interrompido o transporte marítimo depois de uma tempestade de neve.

A República Checa tem registado igualmente temperaturas que chegam aos 30 graus negativos, tendo morrido seis pessoas, na sua maioria sem-abrigo, informa a imprensa checa citada pela Reuters. Na Turquia, a cidade de Istambul cobriu-se de branco, provocando o cancelamento de centenas de voos.

Outras duas mortes por congelamento – também de sem-abrigo – registaram-se na Eslováquia, onde comboios sofreram atrasos e muitas das estradas do Norte do país foram cortadas. Na Bulgária, mais de 75 mil casas ficaram sem electricidade no fim-de-semana, dificultando o funcionamento dos meios de aquecimento.

Em Itália, o cenário repete-se com a morte de pelo menos sete pessoas devido ao frio. Os aeroportos de Sicília, Bari e Brindis encerraram durante o fim-de-semana. Alguns hostels italianos abriram portas dia e noite para receber dezenas de sem-abrigo, um grupo de risco nesta situação.

 A Grécia ainda não registou quaisquer mortes, mas vê muitas das suas ilhas cobertas de neve, onde milhares de pessoas estão a ser transferidas para habitações temporárias e tendas aquecidas, informa a BBC.

As previsões meteorológicas avizinham-se agora mais leves, mas ainda com muitos países a manterem-se com temperaturas abaixo dos zero graus.

Sugerir correcção
Comentar