Esquiadora Tina Maze celebra fim da carreira em casa

A eslovena dterminou a pé a primeira manga de slalom gigante, em Maribor, naquela que foi a derradeira prova da sua carreira.

Fotogaleria
Reuters/SRDJAN ZIVULOVIC
Fotogaleria
Reuters/SRDJAN ZIVULOVIC
Fotogaleria
LUSA/ANTONIO BAT

A eslovena Tina Maze desmontou dos esquis e terminou a pé, com os braços erguidos, a primeira manga de slalom gigante, em Maribor, naquela que foi a derradeira prova da sua carreira.

Tina Maze, de 33 anos, considerada a melhor desportista eslovena, foi homenageada na sua última presença na Taça do Mundo de esqui alpino, do qual estava ausente desde Março de 2015.

Dupla campeã olímpica em Sochi2013, onde venceu as competições de slalom gigante e descida, a eslovena conquistou quatro títulos mundiais, em slalom gigante, em 2011, supergigante, em 2013, descida e combinada, em 2015, além de 81 pódios em Taças do Mundo, entre os quais 26 subidas ao primeiro lugar.

Maze esteve voluntariamente afastada das pistas desde 22 de Março de 2015, quando competiu na estância francesa de Meribel, e decidiu despedir-se perante o seu público. "Estou muito emocionada. É um grande dia para mim, para todos nós, que tivemos uma enorme história. Estou agradecida por todos os momentos que passei no esqui, o bom e o mau também. Hoje quis despedir-me em Maribor, onde o Andrea [Massi, o seu marido e treinador] queria que eu fizesse a prova normalmente, mas tenho feito várias coisas além do esqui e não consegui treinar devidamente para disputar a prova", afirmou Maze, após protagonizar o gesto emblemático da despedida.

Interrompida a descida, Maze libertou-se dos esquis e, a meio da manga, abraçou Andrea, num momento festivo em que também participou o seu outro treinador, o italiano Valerio Ghirardi, seguindo-se o fim da prova e da carreira, a pé, numa meta colorida com as bandeiras da Eslovénia.

Além de marcar o fim da sua carreira, Maribor foi onde a eslovena disputou a sua primeira Taça do Mundo, em Janeiro de 1999, e subiu pela primeira vez ao pódio, em 2002.

Sugerir correcção
Comentar