Gemma, a quinta “cadela terapeuta” da associação Ladra Comigo

Gemma, uma cavalier king charles spaniel de dez meses, prepara-se para ser certificada. Ladra Comigo existe há três anos e trabalha com quinze instituições do Porto

Foto
Ladra Comigo

A associação Ladra Comigo, do Porto, vai aumentar para cinco o número de cães de intervenções, com a activação da Gemma, uma cavalier king charles spaniel, de dez meses, disse à Lusa a terapeuta Clara Cardoso.

"A Gemma vai ser certificada no próximo dia 14, pela Ânimas, num exame em que será colocada perante algumas das situações em que terá de dar resposta quando lidar com as pessoas que assistimos", explicou a dona da cadela que "desde as primeiras semanas de vida está a ser preparada".

Escusando-se a revelar que tipo de exigências são colocadas perante o animal no acto da certificação, Clara Cardoso explicou à Lusa que "basta, por exemplo, reagirem com agressividade para não serem aprovados".

Na associação formada por Clara Cardoso e Catarina Cascais utilizam-se semanalmente quatro cães Laika, Milu, Miles e Safira para, "em sessões de 45 minutos, ajudar crianças, idosos e deficientes a obterem algum bem-estar e desenvolvimento psicomotor", descreveu a primeira. "A Gemma dá-se bem a lidar com crianças, idosos e portadores de deficiência, pelo que a sua entrada em funções é bem-vinda pois permitirá contornar situações de indisponibilidade por doença de algum dos outros cães", disse a terapeuta.

"Os cães de intervenções podem fazer até duas sessões diárias de 45 minutos e sempre com intervalos", sublinhou Clara Cardoso. A Ladra Comigo existe há três anos e trabalha com cerca de quinze instituições na região do Porto, entre elas a Câmara Municipal de Matosinhos que "recentemente alargou para duas sessões semanais a intervenção dos cães junto de crianças e jovens numa unidade de multideficiência", disse a terapeuta.

Sugerir correcção
Comentar