Câmara de Estremoz avança com projeto de 500 mil euros para instalar biblioteca

Luís Mourinha explicou que a obra vai contar com um financiamento comunitário de 85%, ao abrigo do programa Portugal 2020.

Foto
O autarca diz que esta obra vai permitir a criação de melhores condições nos serviços da biblioteca e respectivos utentes PEDRO CUNHA/PÚBLICO

A Câmara de Estremoz, no Alentejo, prevê avançar este ano com a obra de reabilitação de um edifício para instalar a biblioteca municipal, num investimento de 500 mil euros, disse esta terça-feira o presidente da autarquia, Luís Mourinha.

Mourinha adiantou que o município pretende reabilitar o edifício onde funcionou antigamente a loja e armazém Luís Campos, que está devoluto e que a autarquia adquiriu, para instalar a biblioteca. O edifício Luís Campos está situado no Largo General Graça, junto ao Lago do Gadanha, no centro histórico da cidade de Estremoz, no distrito de Évora.

Luís Mourinha explicou que a obra, prevista no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Estremoz, vai contar com um financiamento comunitário de 85%, ao abrigo do programa Portugal 2020.

"Esta obra prevê a manutenção da fachada do edifício que vai ser recuperado", adiantou o autarca. Actualmente, a Biblioteca Municipal de Estremoz funciona no edifício dos Paços do Concelho, no Rossio Marquês de Pombal, no centro da cidade.

"A actual biblioteca municipal há muito tempo que deixou de ter capacidade para albergar o enorme acervo e arquivo histórico, pelo que é necessário arranjar um novo espaço", justificou o autarca. Luís Mourinha acrescentou que o projecto vai permitir também criar "melhores condições" para o funcionamento dos serviços da biblioteca e para os seus utentes.

Sugerir correcção
Comentar