Fed diz que políticas fiscais de Trump aumentam risco de inflação

Os membros do banco central norte-americano ponderam uma subida das taxas de juro com ritmo mais acelerado.

Foto
Janet Yellen, presidente do Fed Reuters/GARY CAMERON

Quase todos os membros do Federal Reserve, o banco central norte-americano, entendem que a economia pode crescer mais rapidamente por causa do estímulo fiscal sob o governo do Presidente eleito, Donald Trump, e muitos olham para os aumentos mais rápidos das taxas de juros, de acordo com a minuta da reunião de Dezembro do Fed, divulgada nesta quarta-feira.

O documento mostra como as opiniões no Fed estão a alterar-se em resposta às promessas de Trump em relação às reduções de impostos, gastos com infraestrutura e desregulamentação.

Tais mudanças poderiam impulsionar a inflação e criar um cenário de confronto entre o Presidente, que procura impulsionar o crescimento económico, e o Fed, que tem de evitar superaquecimento da actividade económica.

"Aproximadamente metade dos membros incorporou a suposição de uma política fiscal mais expansionista nas suas previsões", diz a minuta da reunião de 13 a 14 de Dezembro do Fed, referindo-se aos 17 membros que participaram. "Quase todos também indicaram que os riscos para as suas previsões sobre o crescimento económico aumentaram", realça o documento.

O comité do banco central elevou por unanimidade as taxas de juros no mês passado em 0,25% e os membros apontaram para um ritmo mais rápido de aumentos em 2017 do que o esperado anteriormente. Isso foi visto como a primeira reacção do Fed à vitória de Trump nas eleições de 8 de Novembro.

Mas a minuta mostrou que os membros poderiam sinalizar um caminho ainda mais agressivo de aumentos dos juros se as pressões inflacionárias crescerem. Trump fez campanha com promessas de dobrar o ritmo de crescimento económico dos Estados Unidos e de "reconstruir" a infraestrutura do país.

A minuta revela ainda que "muitos participantes consideraram que o risco de diminuição considerável da taxa normal de desemprego a longo prazo tinha aumentado um pouco e que o comité poderia ter de aumentar a taxa de juros mais rapidamente".

Trump toma posse como Presidente dos EUA no dia 20 de Janeiro e ainda não descreveu detalhadamente seus planos de política económica.

Os juros futuros sugerem que os investidores de Wall Street apostam que o Fed subirá as taxas em Junho e que só deverá subir duas vezes até o final do ano, de acordo com o CME Group.

Sugerir correcção
Comentar