Guilherme Pinto regressa ao PS após quatro anos como independente

Renunciou esta segunda-feira à presidência da Câmara de Matosinhos, onde cumpria o terceiro mandato. Os dois primeiros foram conquistados como candidato do socialista.

Foto
Guilherme Pinto e o seu vice-presidente na câmara, Eduardo Pinheiro, foram convidados do para o congresso da Federação do Porto do PS, em Março Manuel Roberto

Guilherme Pinto anunciou esta terça-feira o seu regresso formal ao PS, que deixou em 2013 para apresentar uma candidatura autárquica independente, um dia depois de renunciar ao mandato de presidente da Câmara de Matosinhos por razões de saúde.

O ainda presidente da autarquia de Matosinhos divulgou em comunicado ter assinado "a ficha de adesão ao PS, voltando a ser militante do partido em cujas fileiras realizou a maior parte da sua carreira política".

O regresso formal ao PS, explica Guilherme Pinto, surge "em sinal de agradecimento" pelo apoio recebido do partido, "sem trair o estatuto de independente com que se apresentou nas eleições autárquicas de 2013". "Isto é algo que só foi possível graças a António Costa e à relação excecional que mantenho com ele", explica Guilherme Pinto que viu a sua ficha de reingresso assinada pelo próprio secretário-geral do partido e pelo presidente da Federação Distrital do Porto, Manuel Pizarro.

Guilherme Pinto pretende ainda que este reingresso no PS traduza um "apoio claríssimo" ao Governo de António Costa e à governação socialista dos últimos meses, que, considera, "foram capazes de devolver o otimismo aos portugueses".
"Tal como prometi, mantive-me independente até ao fim do meu mandato", acrescenta Guilherme Pinto no comunicado onde é recordado que a ficha para o reingresso no partido lhe tinha sido entregue no último congresso do PS.

Por motivo de doença, que o afecta há cerca de dois anos, o presidente da Câmara de Matosinhos apresentou segunda-feira o pedido de renúncia ao atual mandato autárquico que produzirá efeito a partir de dia 1 de Fevereiro. Guilherme Pinto apresentou também o pedido de demissão de diversos cargos que desempenhava, nomeadamente a presidência do Fórum Europeu de Segurança Urbana, da presidência do Conselho de Administração da Rede Europeia das Cidades e Escolas de Segunda Oportunidade e da presidência da Casa da Arquitectura.

O autarca, que renunciou ao seu terceiro mandato, irá encabeçar a Comissão de Honra da candidatura socialista da deputada Luísa Salgueiro à Câmara de Matosinhos.

Vice-presidente da Câmara de Matosinhos desde 2001, Guilherme Pinto apresentou, pelo Partido Socialista, a sua primeira candidatura à liderança da autarquia em Julho de 2005, numa altura em que profundas clivagens haviam marcado o PS local. Nas últimas eleições autárquicas, em 2013, Guilherme Pinto apresentou-se como independente contra o líder da concelhia do PS e presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, António Parada, que também decidiu avançar.

Enquanto candidato independente, Guilherme Pinto acabou por vencer por maioria absoluta as eleições de Setembro de 2013, pondo fim àquele que era um bastião socialista há 37 anos. "Fizemos história", disse por várias vezes Guilherme Pinto no seu discurso de vitória, referindo ainda então que quando os cidadãos querem, não se fica sujeito "à ditadura dos partidos".

Sugerir correcção
Comentar