Morreu Thomas Dupre, o primeiro bispo indiciado por pedofilia nos EUA

As causas da morte do homem de 82 anos não foram reveladas pelo porta-voz da diocese. Dupre foi acusado de abuso sexual, mas o caso acabou arquivado por ter prescrito.

Foto
ThomasDupre antigo bispo de Springfield morreu aos 83 anos DR

O primeiro bispo católico nos Estados Unidos a ser envolvido numa acusação de abuso sexual, Thomas Dupre, morreu aos 83 anos, anunciou esta terça-feira a diocese de Springfield. O bispo morreu na sexta-feira e não foi revelada a causa da morte.

Thomas Dupre ordenado em 1959 percorreu várias paróquias antes de ser conduzido ao cargo de assistente do bispo Joseph Maguire, em 1990.

Segundo os media norte-americanos, Maguire tinha conhecimento de casos de abuso sexual por parte de sacerdotes católicos e terá encoberto a situação. Thomas Dupre é nomeado bispo de Springfiled em 14 de Março de 1995.

Dupre foi forçado a deixar o cargo em 2004, quando o jornal Republican o confrontou, pela primeira vez, sobre os alegados abusos sexuais a dois rapazes na década de 1970. Na época, Thomas Dupre, então com 70 anos, justificou a saída antecipada, alegando questões de saúde. Mas o caso acabou por ser arquivado por ter prescrito.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários