Governador do Maine promulga legalização do uso recreativo da cannabis

É nono estado norte-americano a permitir que esta droga seja comercializada de forma regulada.

Foto
Reuters

O governador de Maine, Paul LePage, anunciou nesta terça-feira ter assinado uma medida que legaliza o uso recreativo de cannabis, depois de os eleitores daquele estado norte-americano terem aprovado a medida num plebiscito realizado em Novembro.

Com a promulgação, o Maine torna-se o nono estado norte-americano a legalizar o uso recreativo desta droga.

LePage, um republicano que se havia oposto à ideia, manifestou ressalvas quanto a como seria implementada a legalização numa entrevista à rádio WMOV, na qual confirmou ter assinado a promulgação da legalização. "Não há nada que eu possa fazer até que o poder legislativo me dê dinheiro para montar a infra-estrutura", disse.

A lei permitirá que adultos acima de 21 anos usem a droga em espaços privados, mas não públicos, e transportem até 2,5 onças (70,9 gramas) de cannabis.

"Os habitantes do Maine não voltarão a ser punidos por usar uma substância que é mais segura que o álcool", disse David Boyer, que liderou a campanha de legalização, em comunicado. "Estamos ansiosos para trabalhar com o poder legislativo para garantir uma implementação adequada da Questão 1, que oferecerá a adultos uma maneira legalizada de comprar cannabis a empresas licenciadas e reguladas."

A droga continua ilegal sob a lei federal, e o Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que assume o cargo em 20 de Janeiro, tem dado indícios contraditórios sobre sua visão do tema.

Sugerir correcção
Comentar