Urgência pediátrica de Torres Vedras não vai, afinal, encerrar à noite

Presidente da Câmara de Torres Vedras obteve garantia do ministro da Saúde, após contestar anúnicio do encerramento.

Foto
Câmara de Torres Vedras tinha exigido inversão da decisão de encerramento MARCO MAURICIO / PUBLICO

A Câmara de Torres Vedras garantiu na segunda-feira à noite que a urgência de Pediatria do hospital local não vai encerrar no período nocturno, como tinha sido anunciado pela unidade, devido a falta de médicos. O encerramento da urgência pediátrica do hospital de Torres Vedras, durante o período noturno, entre as 21h e as 09h, foi anunciada pelo Centro Hospitalar do Oeste (CHO), onde aquela unidade se insere, através de um aviso afixado no local.

"Na sequência das informações divulgadas hoje, que anunciavam o encerramento noturno da urgência de Pediatria do Centro Hospitalar do Oeste - Unidade de Torres Vedras, a Câmara Municipal de Torres Vedras garante que as mesmas não irão encerrar como tinha sido anunciado", divulgou a autarquia, em comunicado. O centro justificava com "falta de médicos" o encerramento do serviço durante o período noturno, desde o primeiro dia do ano e, previsivelmente, até ao dia 15 de Janeiro, data em que a situação seria reavaliada.

A decisão foi contestada pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, que exigiu "uma solução e a reposição, em 48 horas, da normalidade do funcionamento daquele serviço". Em comunicado, a câmara divulgou que, "esta tarde, o Ministro da Saúde [Adalberto Campos Fernandes] garantiu, em conversa telefónica com o presidente da câmara municipal, que a urgência de Pediatria se manterá aberta sem restrições de horário". Ainda segundo a mesma nota, Carlos Bernardes reuniu ainda com "o diretor clínico do Centro Hospitalar do Oeste, no sentido de prevenir situações futuras semelhantes à que hoje tinha sido noticiada".

A Administração Regional de Saúde de Lisboa (ARSLVT) disse também, ao final da tarde de segunda-feira, estar "assegurada a cobertura integral da Urgência Pediátrica no Hospital de Torres Vedras" e que, "num contexto de início do pico da gripe ao nível nacional, e visando garantir o acesso dos doentes aos cuidados de saúde, o Plano de Contingência de Inverno delineado pelo Centro Hospitalar do Oeste (CHO) está a ser executado, conforme planeado atempadamente e sendo ajustado a todo o momento às circunstâncias e às necessidades da população abrangida por este centro hospitalar".

O CHO, do qual fazem parte os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, serve 293 mil habitantes dos concelhos do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Torres Vedras e parte de Alcobaça e de Mafra.

Sugerir correcção
Comentar