GNR apreende cerca de 20 toneladas de azeitonas roubadas em Ferreira do Alentejo

Autoridades estão a investigar furto de azeitonas no valor de 11 mil euros.

Foto
A GNR tem em curso investigações para apurar a identidade dos autores do furto Rui Soares

O Comando Territorial de Beja da GNR anunciou este sábado ter apreendido cerca de 20 toneladas de azeitona furtadas, no valor de 11 mil euros, num monte no concelho de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja.

Contactada pela agência Lusa, fonte do Comando de Beja da GNR explicou que a operação foi realizada, na sexta-feira e na madrugada de hoje, por militares do Núcleo de Investigação Criminal de Aljustrel, após o furto de azeitona ter sido denunciado pelos proprietários do Monte do Corveiro, em Ferreira do Alentejo.

Segundo a mesma fonte, "os proprietários tinham por hábito deixar a azeitona apanhada já carregada em tractores”, ao fim de cada dia, mas, na noite de quinta para sexta-feira, “alguém foi lá e utilizou os três tractores que se encontravam carregados para levar a carga”.

“Só que um dos veículos ficou atolado no monte, numa zona de lamaçal” e os outros dois tratores, com os semirreboques carregados de azeitona, “foram levados para uma outra herdade, a cerca de 10 quilómetros de distância”.

Nessa outra herdade, continuou, os suspeitos “descarregaram a azeitona e voltaram ao monte para tirar o tractor que tinha ficado atolado”, mas, “se calhar, alertados pela presença da GNR”, depois de avisada pelos proprietários do Monte do Corveiro, “abandonaram o local e deixaram um trator carregado e as azeitonas que tinham descarregado dos outros dois”.

“Ainda estivemos em vigilância durante a noite de sexta-feira e esta madrugada, mas, como os suspeitos não regressaram, optámos hoje por efectuar a apreensão e entregar a azeitona ao respectivo proprietário”, disse.

A GNR tem em curso investigações para apurar a identidade dos autores do furto.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários