Fotografia: cinco projectos nacionais para rever

A fotografia portuguesa está em crescimento, quer em volume, quer em qualidade. Nesta lista, o P3 privilegia o olhar de fotógrafos portugueses sobre o país

Foto
Nelson Garrido

Peregrinação a Fátima: entre a devoção e os excessos O fotógrafo John Gallo documentou a peregrinação a Fátima e não se absteve de assumir uma postura crítica, denunciando um cenário de "circo, álcool e excessos".

A construção costeira portuguesa revela desmazelo ou corrupção? Diogo Andrade percorreu toda a costa portuguesa e trouxe consigo apenas os "postais feios": a construção sobre zonas protegidas ou de altura ilegal, indústria pesada instalada sobre os areais, vias de escoamento de resíduos a céu aberto, exemplos de planeamento urbanístico e paisagístico disfuncionais.

Os passadiços do Paiva vistos de um passadiço aéreo Nelson Garrido, fotojornalista do PÚBLICO, fotografou, com a ajuda de um drone, o serpentear dos passadiços do Paiva, o verde da floresta e o azul dos caudais do Paiva.

O sofrimento invisível de quem "ocupa" Lisboa" Mário Cruz, um dos vencedores da edição de 2016 do concurso World Press Photo, partilhou o projecto Roof com o P3, ao abrigo da divulgação da exposição que decorreu no Sintra Press Photo, durante o mês de Novembro. Mário documentou uma realidade marcada por "condições desumanas, vidas frágeis e lutas solitárias" mesmo aqui ao lado, nas casas ocupadas de Lisboa.

Autismo: o João é escritor, mas deseja ser médico O João é autista. Nunca falou, em 19 anos de vida, mas escreve — e bem. Apesar disso, sonha ser médico. Sara Correia documentou a vida deste jovem e provou que o autismo não representa um obstáculo intransponível no caminho da felicidade.

Sugerir correcção
Comentar